Núcleo de Pesquisa de Sistemas de Informação lança aplicativo SIGO

06.04.17

Auxiliar as pessoas que utilizam transporte público a encontrar informações sobre os itinerários das linhas é a proposta do aplicativo SIGO, desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Sistemas de Informação da UNDB. O app acaba de ser lançado para Android e está disponível na Play Store.

Confira abaixo a entrevista com a equipe responsável pelo projeto, a respeito das funcionalidades do aplicativo.

• UNDB: Qual o principal objetivo do aplicativo SIGO?

Equipe SIGO: O principal objetivo do SIGO é ajudar as pessoas que utilizam transportes viários a encontrar informações acerca de seus itinerários. Atualmente o aplicativo conta com a função de mostrar detalhes das rotas de cada ônibus do sistema viário de São Luís – MA, porém novas funcionalidades, como a apresentação de onde os ônibus estão em tempo real, estão sendo desenvolvidas.

• UNDB: Em qual tecnologia se baseia o georreferenciamento? Como é feito esse acompanhamento do transporte público?

Equipe SIGO: O georreferenciamento baseia-se no uso de Arduino, uma placa de prototipagem eletrônica nos ônibus para que suas localizações sejam transmitidas para todos os usuários em tempo real. No entanto, essa função ainda não foi implantada no sistema, pois está em fase de desenvolvimento.

• UNDB: Quando e de que forma iniciou o projeto? Quais alunos estão envolvidos no desenvolvimento?

Equipe SIGO: A ideia do projeto veio com o TCC de um aluno de Sistemas de Informação, o Paulo Cesar Heluy, orientado pelo prof. Bruno Nogueira. Depois disso, o prof. Bruno submeteu o projeto para a FAPEMA e conseguiu aprovação no final de 2015. No início de 2016, foi iniciado o projeto com dois pesquisadores bolsistas da FAPEMA, juntamente com outros bolsistas voluntários, todos alunos do curso de Sistemas de Informação da UNDB. Em 2016.2 o prof. Rodrigo Monteiro entrou na equipe para auxiliar no desenvolvimento do projeto, juntamente com o prof. Bruno Nogueira.

Os alunos participantes do SIGO são: Jhonny Robert; Dennis Viana; Ticiana Carvalho; Mario Caparroz; Fábio Reis; Delano Freitas; James Dias; Matheus Braga; Hugo Leonardo; Daniel Lemos; Emannuel Morais; Miguel Eulalio; Aricleitow Silva.

• UNDB: Como a equipe se sente diante da possibilidade de deixar um "legado" para atuais e futuros alunos de Sistemas de Informação?

Equipe SIGO: Atualmente a equipe está muito contente com o resultado do aplicativo. Os pesquisadores sentem-se com um senso de dever cumprido, felizes em ter passado pela experiência e felizes pela motivação que novos alunos transparecem quando conversam sobre o projeto.

• UNDB: Como vocês avaliam o impacto social que tecnologias como essa, desenvolvida pela equipe de SI da UNDB, trazem à comunidade?

Equipe SIGO: No início de 2017 foi criado o NPDSI, Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Sistemas de Informação, com a ideia de criarmos e continuarmos projetos que contribuam para um desenvolvimento sustentável da sociedade. Pensando sempre no bem estar da comunidade local, nacional e até internacional. As tecnologias criadas pelo grupo são focadas na oferta de sistemas para a população sem nenhum custo de compra, visando sempre sua utilidade pública pelo maior número de pessoas possíveis. O SIGO veio para mostrar isso, sendo acessível à todos através da loja virtual da Google sem nenhum tipo de custo para o usuário. Atualmente o NPDSI conta com o projeto SIGO 2.0, que é a continuação com novas funcionalidades do aplicativo de georreferenciamento; e o K-Hunters, que é um jogo sério como ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de crianças autistas e com déficit de atenção. O grupo conta com alunos pesquisadores dos cursos de Sistemas de Informação, Psicologia e Direito da UNDB.