NPJ amplia serviços jurídicos para a sociedade

27.09.14

Com o intuito de aumentar os serviços jurídicos gratuitos à sociedade, a UNDB inaugurou o novo espaço de atendimento do Núcleo de Prática Jurídica – NPJ, que funciona como Escritório Escola dos acadêmicos de Direito e, em parceria com o Tribunal de Justiça do Maranhão, abriga o VI Centro de Conciliação. Durante solenidade, que aconteceu nesta sexta (26), a Diretora Acadêmica da UNDB, Profa. Dra. Ceres Murad, destacou o compromisso da instituição com a excelência acadêmica e a ética na atuação profissional. “Hoje inauguramos esse prédio para instalar um centro onde se pratica a justiça, um centro onde se pensa e se faz justiça, não apenas litígio, mas com grande orgulho inauguramos também o VI Centro de Conciliação Jurídica em parceria com o Tribunal de Justiça”, afirmou a Diretora Acadêmica em seu discurso de abertura da cerimônia.

Estiveram presentes no evento: a Diretora Geral da UNDB, Profa. Maria Izabel Pereira Rodrigues, representando a OAB, a Conselheira Federal Valeria Launde, o Diretor do Curso de Direito, Des. Ney de Barros Bello Filho, a Diretora Administrativa Adjunta, Rebeca Murad, a Diretora Executiva Graciana Cordeiro, a Coordenadora do Curso de Direito, Profa. Ma. Ísis Boll de Araujo Bastos, o Coordenador do NPJ, Prof. Esp. Roberto de Oliveira Almeida, o Coordenador de Extensão do Curso de Direito, Prof. Me. Daniel Almeida e a Coordenadora de Monografia Profa. Ma. Thaís Viegas. Também apreciaram a solenidade de inauguração os estudantes do Curso de Direito e a comunidade acadêmica.

O Des. Ney de Barros destacou que o NPJ, mais do que ensinar a prática da profissão, é um local em que os alunos terão a oportunidade de exercer suas atividades para aqueles que precisam do Direito. “Aqui na UNDB existe a compreensão de que não é possível fazer academia sem perceber a realidade que nos cerca, aprender a teoria e pratica-la como algo que possa beneficiar o cidadão”, afirma o prof. Ney.

A Conselheira Federal Valeria Launde, representando a OAB/MA, destaca que esta é uma iniciativa muito louvável da UNDB. “O NPJ está num lugar privilegiado, com acesso facilitado para a população, e conjugado com o Centro de Conciliação temos dois aspectos fundamentais para o acesso à Justiça. Além disso, o Núcleo permite aos estudantes ter uma prática viva do Direito o que vai refletir nas notas dos alunos no exame da ordem”, ressalta a conselheira.

Para o Coordenador do NPJ, Prof. Esp. Roberto de Oliveira Almeida, é importante ressaltar o momento novo que o Núcleo está vivendo. “Estamos com uma estrutura melhor e conseguimos atender mais alunos e com o Centro de Conciliação temos uma mudança de paradigma na instituição, para valorizar ainda mais os métodos alternativos de resolução de conflitos”, explica.

Já o estudante Arnold Coelho do 3º período do Curso de Direito destaca a importância do NPJ para os alunos. “A ampliação do núcleo é uma conquista para a instituição e para que os alunos possam trabalhar em causas reais”, explica.