Mobilidade, Construção e Tecnologia

17.09.13

Durante os dias 11, 12 e 13 de setembro as Coordenações dos Cursos de Engenharia e Arquitetura da UNDB promoveram a Semana dos Cursos.

Com tema central “Mobilidade, Construção e Tecnologia”, foram promovidas, nos 3 dias do evento,  palestras que discutiram temas como: “Mobilidade urbana em São Luís: realidade ou utopia?”, com Fabíola Aguiar; “Projeto On-shore”, com Luciano Eça (Líder Sênior – Vale On-shore); “Materiais alternativos para pavimentação”, com Antonio Guimarães (Instituto Militar de Engenharia – RJ); “Programa de habitação em São Luís”, com Geraldo Castro (Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação).

Em sua explanação Fabíola Aguiar destacou as diferenças entre mobilidade e acessibilidade, além de promover uma reflexão sobre os aspectos de mobilidade urbana para a nossa cidade. Para tanto Fabíola elencou alguns pontos para que o planejamento urbano e o desenvolvimento humano ocorram da melhor maneira, tais como: a necessidade da elaboração de planos e projetos urbanos, amparados em pesquisas para o correto diagnóstico e a necessidade de se proporcionar a interação entre o ambiente urbano e seus usuários. Já sobre a Semana promovida pela UNDB Fabíola parabenizou a instituição pela iniciativa e destacou a interação e o alto nível do debate estimulado pelos alunos.

“A UNDB está de parabéns pelo grandioso evento que traz para discussão temas tão pertinentes ao correto desenvolvimento da nossa sociedade e estado”, afirmou Fabíola Aguiar.

A programação da Semana contou, ainda, com minicursos como: NBR 9050 – Acessibilidade, com Fabiana Aquino; Compatibilidade de projetos de Engenharia e Arquitetura, com Luis Haddad; Manutenção industrial e confiabilidade de ativos, com Pablo Barros (Vale). Além de visitas técnicas a obras do “Jardins”, obras de expansão do São Luís Shopping, e ao Centro de Lançamento de Alcântara.

Durante a visita ao CLA os alunos assistiram à palestra ministrada pelo Coronel César Demétrio Santos, Diretor do Centro, na apresentação ele mostrou aos alunos o complexo da base, suas funções, instalações, metas e investimentos. Os estudantes visitaram os prédios do CLA, o setor de lançamento, as salas de controle de lançamento e o bunker – uma espécie de buraco blindado feito para manter os ocupantes a salvo de radiação e impacto das explosões causadas pelo lançamento de foguetes.

Para o Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Prof. Márcio Smith, a visita foi uma oportunidade para que os acadêmicos pudessem perceber – em uma base militar de lançamento de foguetes – o quanto é importante haver a relação entre a engenharia e arquitetura e a necessidade desses profissionais na base. “A base é um grande canteiro de obras em aberto, então há a necessidade do engenheiro civil para obras, do engenheiro de produção para o controle e planejamento das ações e de arquitetos para a análise dos projetos”, contou Márcio Smith.

Já o aluno Wanderson França, do 4º período do Curso de Engenharia de Produção, a pluralidade na programação da Semana, envolvendo temas que abrangiam as várias áreas da engenharia, além da arquitetura e urbanismo, foi um dos pontos altos para a promoção do enriquecimento acadêmico.  “A integração entre os alunos e os cursos de Engenharia e Arquitetura foi extremamente proveitosa e edificante, pois por serem áreas afins sempre é possível a troca de experiências”, disse Wanderson.

O evento contou ainda com a III Feira da Construção Civil evento que reuniu grandes empresas da área para apresentarem produtos, serviços e lançamentos, além das tendências e principais questões do segmento.