UNDB

Acessibilidade (98) 98459-7541 (98) 4009-7090

Mesa de debates em alusão ao "Dia da Empregada Doméstica"

29.04.13

Em mesa de debates promovida, no último dia 26 de abril, em alusão ao Dia da empregada doméstica (27 de abril), a Coordenação do Curso de Direito reuniu especialistas em Direito do Trabalho para discutir a Emenda Constitucional Nº 72/2013 (PEC 66/2012.

Para tanto foram convidados: o Prof. Hélio Antonio Bittencourt Santos - Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, Auditor Fiscal do Trabalho e Autor de “Curso de Direito do Trabalho” e “Manual do Trabalho Doméstico”; a Profa. Ana Carolina Nogueira Santos Cruz Cardoso – Especialista em Direito do Trabalho, e a Profa. Márcia Cruz Feitosa 
Especialista em Direito e Processo do Trabalho, também professoras de Direito do Trabalho da UNDB. 

Promulgada pelo Congresso Nacional, no último dia 02/04, a chamada “Emenda das Domésticas” garante a elas direitos como: seguro-desemprego, fundo de garantia, irredutibilidade salarial, adicional noturno, salário-família, assistência em creches e em pré-escolas, entre outros. Com isso, a classe dos empregados domésticos passa a ter direitos iguais aos de qualquer trabalhador. Não somente essa classe, mas também a das babás, a dos motoristas, a dos caseiros, a dos jardineiros e a dos cuidadores de idosos.

Para o Prof. Hélio Bittencourt iniciativas de debates são sempre muito interessantes pois, este assunto tem sido muito difundido pela imprensa, mas de forma leiga e quando essa discussão é trazida para o ambiente jurídico educacional muitos dos mitos que estão sendo passados podem ser esclarecidos “Nessa oportunidade de debate podemos derrubar as dúvidas e explicar efetivamente o que há de direitos e de obrigações decorrentes dessa liberação na legislação do Brasil”, define ele.