UNDB

Acessibilidade (98) 98459-7541 (98) 4009-7090

Mensagem Editorial

17.08.14

O que une umbilicalmente temas aparentemente tão distintos como aquecimento global, desmatamento de florestas, poluição das águas, extinção de espécies, riscos e avanços tecnológicos, políticas e fontes de energia, agropecuária, segurança alimentar, construções, obras de infraestrutura, saneamento básico, planos urbanísticos das cidades, cidades para pessoas, transportes, gestão de resíduos, estilos de vida, consumo excessivo, crescimento econômico, combate à pobreza, políticas de inclusão social, promoção afirmativa de grupos minoritários e/ou historicamente oprimidos, promoção da cultura e do patrimônio histórico, democracia e participação popular em processos políticos decisórios, boa governança, combate à corrupção, reforma das instituições internacionais, direito humanos, resolução pacífica dos conflitos e paz mundial?

A resposta para tal pergunta pode ser encontrada em uma expressão: Desenvolvimento Sustentável (ou sustentabilidade, conforme o caso).

De forma direta ou indireta, todos os grandes problemas do mundo atual e suas respectivas soluções relacionam-se com as ideias basilares que compõem o conceito de Desenvolvimento Sustentável/Sustentabilidade.

Por essa razão, Desenvolvimento Sustentável/Sustentabilidade, hoje, está gradativamente deixando de ser considerado um tema acessório para tomar o lugar de tema central das sociedades viventes, imprescindível para o desenho do “futuro que queremos”, como tão bem expôs o lema da Conferência Rio+20. Compreender o que o mesmo significa, quais são suas implicações e quais são suas possíveis formas de efetivação, portanto, é um desafio crescente para a comunidade científica e para toda a sociedade.

É com base nesse desafio que, com enorme satisfação, apresento a Revista do Centro de Estudos em Desenvolvimento Sustentável-CEDS, um periódico semestral destinado a publicar as produções oriundas dos projetos de pesquisa do CEDS e produções externas, promovendo um diálogo constante, amplo e transdisciplinar sobre o tema do desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões – ambiental, econômica, social, cultural, tecnológica, urbanística e política – e nas suas respectivas aplicações e soluções práticas, contemplando, sempre que possível, a realidade ludovicense e/ou maranhense e propondo soluções para os problemas existentes na mesma.

Acredito firmemente que o papel fundamental da pesquisa científica é o de analisar, debater e fornecer dados e soluções que, direta ou indiretamente, sirvam para desenhar o futuro que queremos e conduzir a sociedade nessa direção. E é exatamente no que a Revista do CEDS pretende contribuir.

Boa leitura a todos!

Com os meus melhores cumprimentos,

Isabella Pearce C. Monteiro
Coordenadora Geral do CEDS