Mais que estudantes, pesquisadores

28.08.14

No intuito de aperfeiçoar a qualificação acadêmica, estudantes de Direito da UNDB foram contemplados com bolsas de estágio de curta duração em universidades do Brasil. Com o apoio da FAPEMA, os estudantes do 8º período, Manuela Ithamar Lima e José Guimarães Mendes Neto, terão a oportunidade de realizar pesquisas para a monografia de conclusão de curso na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS e na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, respectivamente.

Manuela Ithamar pesquisará sobre “Dogmática dos Direitos Fundamentais”, sob a orientação do Prof. Dr. Ingo Wolfgang Sarlet, referência nessa área. A estudante também assistirá às aulas de Mestrado e Doutorado, e terá a oportunidade de participar do grupo de estudo do Núcleo de Estudos Avançados em Direitos Fundamentais.

Na UFMG, José Guimarães desenvolverá um plano de atividades que incluem pesquisa bibliográfica e participação em aulas e grupos de estudos do Mestrado e Doutorado da instituição, sob orientação do Prof. Dr. Bernardo Gonçalves Fernandes, referência em Direito Constitucional.  O aluno destaca que o estágio será de importância imensurável, pois terá a chance de aprender com um professor renomado na área de doutrina constitucional. “Sem dúvidas, essa experiência irá me proporcionar um enriquecimento intelectual próprio, bem como permitirá conhecer e manter contato com outros professores do mundo jurídico. A UNDB contribuiu bastante para essa conquista, com a sua estrutura institucional e o quadro de professores, tão capacitados e tão interessados na proporção de experiências aos seus alunos”, ressalta José Guimarães.

A orientadora de monografia dos estudantes, Profa. Ma. Amanda Thomé, acredita que com essas conquistas a UNDB firma parceria com duas importantes instituições de ensino superior do Brasil, além de fomentar a pesquisa fora do estado. “A UNDB incentiva a produção de trabalhos monográficos robustos, decorrentes de uma experiência de pesquisa intensa e prospecta atividades futuras em parceria com as IES envolvidas”, complementa a professora. O estágio começa no final de setembro e terá duração de 15 dias.

Mais conquistas – A formanda Karina Silva de Jesus foi classificada em 2º lugar no Concurso de Papers da Associação dos Magistrados do Maranhão – AMMA. Com o tema “Dirigismo Constitucional e a Promoção do Mínimo Existencial: uma análise a partir das decisões proferidas no Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão”, o paper será apresentado como parte da programação da Semana de Valorização da Magistratura, no período de 27 e 29 de agosto.  Karina destaca que os temas “mínimo social e direito à saúde vêm sendo utilizados com muita recorrência pelo Poder Judiciário. “A metodologia de cases e papers da UNDB é importante, pois, além de incentivar a produção acadêmica, faz com que os alunos exercitem sua argumentação e seu poder de convencimento a todo o momento. Assim, assimilamos a retórica e a argumentação em casos emblemáticos do cotidiano”, explica a estudante.

Também do Curso de Direito, a estudante Maíra Lopes, do 8º período, teve o trabalho: Mediação familiar: atribuindo o papel de protagonistas aos sujeitos do conflito, sob orientação da Profa. Ma. Ísis Boll de Araujo Bastos, aprovado no VI Congresso do Mercosul de Direito de Família, que acontecerá nos dias 05 e 06 de setembro, em Porto Alegre/RS.