UNDB

Acessibilidade (98) 98459-7541 (98) 4009-7090

Luiz Phelipe Andrès na AML

31.05.13

A UNDB parabeniza o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo, Luiz Phelipe Andrès, por sua nomeação e posse para ocupar a cadeira de número 23 da Casa de Antônio Lobo, na Academia Maranhense de Letras (AML) como mais um dos imortais da instituição.

Durante seu discurso na cerimônia de posse ocorrida na AML na última quinta-feira (23/5), Phelipe Andrés, que é mineiro da cidade de Juiz de Fora, disse considerar-se adotado pelo Maranhão e sentir-se como um nativo. “Ser aceito dentro desta Casa é uma prova de amizade e amabilidade dos imortais que integram esta instituição”, declara.

Vale destacar que o fundador da posição de número 23 foi o escritor Clodoaldo Cardoso, sendo Graça Aranha o patrono.


Sobre Luiz Phelipe Andrès:

Phelipe Andrès chegou ao Maranhão em março de 1977, onde se radicou e vive até hoje. Dedica-se exclusivamente às atividades na área cultural, notadamente como um dos fundadores do Programa de Preservação e Revitalização do Centro Histórico de São Luís do qual foi coordenador por mais de 27 anos, e do projeto de pesquisas sobre as Embarcações do Maranhão. Foi também criador do Estaleiro Escola do Sítio Tamancão.

Seu livro Embarcações do Maranhão: Recuperação das Técnicas Tradicionais Populares de Construção Naval foi publicada por meio do Plano Editorial Documenta Maranhão, pelo Governo do Estado do Maranhão, em convênio com a Unesco e com recursos do Ministério da Cultura, em 1998. Atualmente a edição está esgotada.

Lançou, ano passado, o livro São Luís-Reabilitação do Centro Histórico-Patrimônio da Humanidade, no qual aborda o projeto de revitalização que foi decisivo na concessão, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), do título de Patrimônio Cultural a São Luís, cujos 15 anos foram celebrados ano passado.

Fonte: http://academiamaranhense.org.br/noticias32.php