Lançamento do Observatório da Violência

11.11.14

O Instituto Observatório da Violência foi lançado na UNDB, projeto do qual participam os professores Daniel Almeida Rodrigues e o promotor de justiça Claudio Cabral Marques, da coordenação de Direito. O Observatório é uma iniciativa articulada por operadores do direito, militantes de direitos humanos e acadêmicos para analisar informações relativas a mortes violentas no Maranhão, e, assim, subsidiar a elaboração de políticas públicas de enfrentamento dos problemas da Segurança Pública no Estado.

Dentre os objetivos também estão o de produzir estudos e indicadores da situação, considerando as diversas dimensões do problema, e difundir análises integradas.

Para discutir a temática durante o lançamento do instituto foram convidados o Prof. Mestre Wagner Cabral da Costa e o Juiz Estadual Dr. Douglas de Melo Martins, que proferiram as palestras “Pedrinhas S.A.: o negócio da violência e a violência do negócio” e Segurança Pública: alternativas penais à prisão”, respectivamente.

Segundo explicou o promotor de Justiça José Cláudio Cabral, professor do curso de Direito da UNDB, “as parcerias com instituições de ensino superior serão feitas através de convênios que preveem a criação de grupos de pesquisa”. A UNDB entra como parceira da iniciativa, fomentando grupos de extensão da IES a trabalharem com a temática.

O evento também contou com a participação do atual Secretário de Estado de Segurança Pública, o Delegado Jefferson Portela.