Lançamento da 6ª edição do Curso de Direito Constitucional

16.04.14

A Coordenação do Curso de Direito promove no próximo dia 25 de abril, a partir das 14h30, o lançamento da 6ª edição do Curso de Direito Constitucional, com o autor Dr. Bernardo Gonçalves Fernandes. Na ocasião, o professor fará uma apresentação a alunos e professores, seguida de tarde de autógrafos da nova edição do seu livro. O evento acontece no Teatro Maria Izabel Rodrigues.

Em menos de quatro anos de sua publicação (a primeira edição é datada de abril de 2010), o livro “Curso de Direito Constitucional” já entra em sua 6ª edição (revista e ampliada pela Editora Jus Podivm). A obra, que só em 2011 obteve três tiragens, em 2012, mais duas tiragens, e em 2013, mais duas tiragens, vem agradando à comunidade acadêmica nacional. Embora seja um curso didático, não meramente descreve informativos, jurisprudências e súmulas dos tribunais pátrios, mas, além disso, trabalha de forma crítica e reflexiva com diversos temas explicitados pelas doutrinas e jurisprudências nacionais e internacionais.

Com isso, o livro torna-se um referencial ao mesmo tempo para os cursos de graduação e pós-graduação e também para a preparação para os principais concursos públicos nacionais (Magistraturas Federais e Estaduais, Ministério Público Federal e Ministérios Públicos Estaduais, Advocacia da União, Magistratura do Trabalho e Ministério Público do Trabalho, entre outros).

A obra traz ao leitor, além da atualização normativa e de toda a jurisprudência atualizada, também contato de forma reflexiva com temas atuais, entre eles: transconstitucionalismo, neoconstitucionalismo, pós-positivismo, constitucionalismo plurinacional, constitucionalismo simbólico, hermenêutica filosófica, espiral hermenêutica, patriotismo constitucional, minimalismo judicial, populismo constitucional, teoria da integridade, análise econômica do direito, giro hermenêutico-pragmático, teoria dos diálogos institucionais, dentre outros.

Sobre o autor – Bernardo Gonçalves Fernandes é mestre e doutor em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor de Teoria da Constituição e Direito Constitucional da graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor de Teoria da Constituição e Direito Constitucional da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP-MG). Professor de Direito Penal, Hermenêutica Jurídica, Teoria da Constituição e Direito Constitucional da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS). Professor de Teoria da Constituição e Direito Constitucional do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Professor dos Cursos de Pós-graduação em Direito Civil do IEC-PUC-MG e de Direito Público da Faculdade de Direito Milton Campos-MG. Professor de Direito Constitucional Praetorium-SAT (Brasil), Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (Anamages-MG), Curso Alcance (Rio de Janeiro), Curso Fórum (Rio de Janeiro-RJ) e dos Cursos de Pós-graduação em Direito Público do Praetorium-MG e do Jus Podivm-LFG (Salvador - Bahia e São Paulo-SP). Coordenador dos Cursos de Pós-graduação em Direito Constitucional da rede Praetorium-Anhanguera. Professor Exclusivo de Direito Constitucional da rede Praetorium-LFG.