UNDB

Acessibilidade (98) 98459-7541 (98) 4009-7090

Jogo de estratégia e planejamento em sala de aula

15.10.14

A professora especialista Adriana Araújo encontrou no jogo popular de destreza “JENGA” uma ferramenta bastante interativa de demonstrar aos alunos do 1º período do Curso de Administração conceitos de planejamento, execução e análise de resultados, conteúdos vistos na disciplina de Introdução à Administração.

O jogo consiste na remoção de peças de uma torre com o objetivo de duplicar o número de andares da construção. À medida que os participantes vão removendo peças da torre, lacunas aparecem em sua estrutura, tornando-a mais frágil.

Seguindo essa proposta a professora propôs aos estudantes a construção de uma torre com 18 andares que, de acordo com o deslocamento e reposicionamento das peças, deveria ficar com 36 andares, ressaltando aos estudantes que o planejamento da retirada de cada peça seria a alusão ao planejamento dentro de uma organização, pois essa peça pode representar as fortalezas da organização e as oportunidades que o ambiente de negócios pode propiciar. Sem a sua presença toda empresa poderá colapsar.  

A fragilidade permite ilustrar a importância que o administrador deve dar ao elaborar uma estratégia de atuação com base no planejamento, ao analisar as principais tendências do ambiente externo e conhecer as competências e recursos que a organização dispõe, identificando as oportunidades e ameaças ambientais e os pontos fortes e pontos fracos da organização.

Para iniciarem o jogo os estudantes foram convidados a formular uma estratégia de atuação. Foi dado um tempo para conceberem um plano de operacionalização. Eles puderam realizar alguns testes, para depois efetivamente começarem a jogar.

foto[2]

Jogando os alunos exploraram conceitos importantes relacionados à estratégia e planejamento.

“Utilizo o jogo como uma ferramenta para trabalhar os conceitos de planejamento e execução e análise de resultados. O objetivo era construir mais dezoito andares sem precisar derrubar a torre se ela cair, eles perdem. Dividimos a turma em quatro equipes, dentro do tempo de 30 minutos, e eles ficaram competindo, planejar e saber também executar quais as melhores estratégias para as etapas de planejamento, execução para depois, todos nós juntos, passássemos para a análise de resultados”, disse a Profa. Esp. Adriana Araújo.

Após o jogo, a professora Adriana Araújo realizou o enquadramento teórico do conteúdo, permitindo que o aprendizado acontecesse a partir da experiência vivida e correlacionada com a exposição teórica.

Para o aluno Wendel Gomes, esta foi uma atividade excelente, dinâmica e de muita interação da entre a turma. “Com certeza vou levar esta experiência para fora de sala de aula. Aqui conseguimos praticar conceitos de planejamento, coordenação e confiança”, concluiu ele.