Interdisciplinaridade e evidências práticas

30.05.16

Fato cada vez mais comum, a interdisciplinaridade consiste na conexão de dois ou mais elementos curriculares na construção do conhecimento. E atenta a esta prática as coordenações dos cursos de Administração e Engenharia de Produção promoveram, na última terça-feira (24/5), uma visita técnica à Central de Vendas Direta do Boticário.

A atividade que reuniu acadêmicos dos períodos: 1º ao 7º períodos, curso de Administração; 3º ao 5º períodos, curso de Engenharia de Produção, teve como objetivo conhecer este projeto piloto que foi implementado pela Direção do Grupo Gentil com estratégias pensadas para potencializar o contato com os revendedores dos produtos do Boticário e aumentar a frequência de capacitação.

Recebidos pela colaboradora Rosália, os estudantes conheceram a história e o legado do Boticário no Maranhão e os cenários que conduziram o Grupo ao momento atual, com muitas ações inovadoras e estratégias de diferenciação com foco no aumento da produtividade e da competitividade dos negócios empreendidos pela organização.

Durante a visita os alunos de Administração e Engenharia de Produção conseguiram compreender com evidências práticas a efetividade da Curva ABC para classificar os produtos de acordo com a sua rotatividade e as ações presentes na composição da previsão de demanda de produtos, além dos aspectos mercadológicos relacionados à internalização da marca, demonstração da matriz BCG e o detalhamento das estratégias do sistema de produção, tais como: qualidade, entrega, custo, flexibilização, serviço, dentre outras.

Os acadêmicos envolvidos nesta atividade compreendem que esta foi uma iniciativa extremamente enriquecedora, tendo em vista que alinhou conhecimento de diversas disciplinas, como: Administração de Materiais, Administração da Produção, Gestão da Inovação, Marketing de Serviços, Planejamento Estratégico e Gestão da Qualidade e Estratégia da Produção, mostrando que a prática da interdisciplinaridade cumpre seu papel no desafio de formar profissionais mais bem preparados para o mercado de trabalho.