INTERCÂMBIO

17.02.14

O aluno do nono período do Curso de Direito da UNDB, Victor Nogueira, realizou estágio de pesquisa no Instituto Max Planck de Direito Internacional Privado (MPI) na cidade de Hamburgo (Alemanha), durante o mês de janeiro.

O estágio faz parte de um Programa de Intercâmbio entre o MPI e o Grupo de Pesquisa em Direito Internacional da Profa. Gabriela Heckler, mestre em Direito Internacional, que realiza atualmente doutorado em Direito do Mar na Universidade de Hamburgo e é associada ao Grupo de Pesquisa do Instituto Max Planck para Assuntos do Mar.

Durante o estágio de um mês, Victor teve a oportunidade de conhecer a rotina de trabalho do Instituto, bem como, realizar pesquisa para sua própria monografia e participar de diversas palestras na área de Direito Internacional Público e Privado, além é claro, da oportunidade de intercâmbio com acadêmicos e profissionais do mundo todo. Dentre outras atividades desenvolvidas pelo estudante, ressalta-se a participação na palestra sobre Direito Desportivo com o Ministro Sidnei Beneti do STJ e a visita institucional ao Tribunal Internacional do Direito do Mar (www.itlos.org).

A Sociedade Max Planck é mundialmente conhecida como uma das melhores instituições de pesquisa científica e tecnológica. Em 2006 chegou a ser classificada em primeiro lugar no mundo em pesquisa científica e terceiro em pesquisa tecnológica, pela “Times Higher Education Supplement”.

Outros orientandos da Profa. Gabriela também farão o mesmo estágio ainda em 2014.  Vale ressaltar que a professora também participa do treinamento em Dissolução de Disputas e Litígios do Mar, no Tribunal Internacional do Direito do Mar. O programa seleciona apenas 8 pessoas por ano para realizar esse treinamento e a Profa. Gabriela é a segunda brasileira na história do programa.