III Campeonato de Treliça da UNDB

29.04.14

Juntar pedaços de macarrão com cola no contorno de um arco, formando uma ponte que suporte o maior peso no mais longo intervalo de tempo, esse foi o desafio proposto pela Coordenação dos Cursos de Engenharia no III Campeonato de Treliça promovido no sábado (26/4).

Cada ponte deveria ter comprimento de 1 metro e pesar no máximo 1Kg, resistindo  a uma carga concentrada no centro. O teste de carga, por sua vez, consistia em um representante da equipe acrescentar, a cada quinze segundos, pesos até o rompimento da estrutura.

Segundo os professores: Débora Vilas Boas e Carlos Montoya, organizadores do evento, o desafio teve como objetivo estimular os alunos a investigar e experimentar os conceitos aprendidos ao longo do curso, além de motivar o desenvolvimento de habilidades na área da Engenharia e o trabalho em equipe.

Durante a execução da atividade puderam ser percebidos conceitos adquiridos em sala de aula por meio das disciplinas de: mecânica geral, resistência dos materiais e estruturas especiais. Participaram da competição 10 equipes, com alunos do 3º ao 10º períodos do Curso de Engenharia Civil.

A premiação consistiu em uma quantia em dinheiro para a 1ª e 2ª equipes que apresentassem as estruturas mais resistentes.

foto[2] A equipe França – bicampeã da disputa, formada pelos alunos: Jose Caetano e Sergio Barros Oliveira (10º período), Germano Barros Oliveira e Rogerio Carlos Pereira (9º período) apresentou melhor desempenho com uma ponte que suportou 54,12kg. A Equipe Rússia ficou com o 2º lugar.

Para a professora Débora Vilas Boas, atividades como o Campeonato de Treliça permite um momento de interação entre alunos de vários períodos do Curso favorecendo a troca de ideias e experiências, além de permitir um vislumbre da aplicação da teoria aprendida nas salas de aula. “Ver que cada grupo apostou num modelo diferente de ponte e a estratégia como eles desenvolveram seus projetos, é bastante gratificante para nós professores, pois só confirma que nossos alunos estão absorvendo e, principalmente, aplicando os estudos adquiridos ao longo do curso”, concluiu Débora.