O II Hackathon da UNDB vem aí! A maratona de programação promovida pelo Curso de Sistemas de Informação acontecerá nos dias 29 e 30 de setembro, no Creative Labs - UNDB, com 22 horas de pura imersão em um ambiente inovador e tecnológico.
Com o tema "Soluções para Educação Maranhense", a ideia do evento é reunir os participantes em um ambiente intensivo com abordagem de alguns tópicos do mundo da computação, mesclando teoria e prática. O evento contará com workshops, palestras e mesa redonda, e ao final, os participantes serão divididos em equipes que deverão desenvolver um protótipo de software para solucionar o problema apresentado pela temática.
As três equipes melhores colocadas no desafio serão selecionadas para fazer parte do projeto de aceleração de startups da Creative Labs.
Entenda melhor o que são e como funcionam os Hackathons
O termo 'hackathon' é uma mistura constituída pelas palavras inglesas "hack" (programar de forma excepcional) e "marathon" (maratona). Um hackathon seria então a reunião de pessoas em um espaço de tempo para resolver de forma criativa problemas específicos.
No hackathon, os participantes geralmente formam grupos de cerca de 2 a 5 indivíduos, e mergulham em problemas durante aproximadamente 24 a 48 horas. Nesse tempo as equipes precisam construir um protótipo para um produto, como um aplicativo móvel, por exemplo.
Um dos resultados recentes mais notáveis de uma maratona hacker é o botão Curtir, desenvolvido pela equipe do Facebook. “Grandes empresas enxergam, hoje, o movimento Hack como uma maneira rápida de inovar em determinadas áreas das instituições. Somente nesse ano, Natura, Visa, Coca-Cola e Vivo já promoveram hackathons internos. A UNDB, enquanto instituição de ensino, sai à frente ao propor uma maneira de desburocratizar o processo de inovação, investindo em conhecimento e empreendedorismo”, finaliza Bruno Lima.
PROGRAMAÇÃO
- Dia 29/09
19h: Palestra sobre User Experience
Luciana Lindoso UX Designer da ItHappens
20h: Palestra sobre desenvolvimento ERP
Allyx Cristiano Alves - Líder de Desenvolvimento ItHappens
21h: Mesa redonda Problemas da Educação Maranhense
Professores convidados:
Prof. Me Bruno Nogueira
Prof. Me. Pedro Henrique Gomes
Prof. Esp. Fábio Carvalho
Mediador: João Silva - Creative Pack
22h: Divisão das equipes
- Dia 30/09
8h às 17h: Desenvolvimento de Soluções pelas equipes
10h às 12h: Mentoria para as equipes
14h às 16h: Mentoria para as equipes
17h: Apresentação Final