UNDB

Acessibilidade (98) 98459-7541 (98) 4009-7090

II HACKATHON DA UNDB!

26.09.17

O II Hackathon da UNDB vem aí! A maratona de programação promovida pelo Curso de Sistemas de Informação acontecerá nos dias 29 e 30 de setembro, no Creative Labs - UNDB, com 22 horas de pura imersão em um ambiente inovador e tecnológico. 

Com o tema "Soluções para Educação Maranhense", a ideia do evento é reunir os participantes em um ambiente intensivo com abordagem de alguns tópicos do mundo da computação, mesclando teoria e prática. O evento contará com workshops, palestras e mesa redonda, e ao final, os participantes serão divididos em equipes que deverão desenvolver um protótipo de software para solucionar o problema apresentado pela temática.

As três equipes melhores colocadas no desafio serão selecionadas para fazer parte do projeto de aceleração de startups da Creative Labs.

Entenda melhor o que são e como funcionam os Hackathons

O termo 'hackathon' é uma mistura constituída pelas palavras inglesas "hack" (programar de forma excepcional) e "marathon" (maratona). Um hackathon seria então a reunião de pessoas em um espaço de tempo para resolver de forma criativa problemas específicos.

No hackathon, os participantes geralmente formam grupos de cerca de 2 a 5 indivíduos, e mergulham em problemas durante aproximadamente 24 a 48 horas.  Nesse tempo as equipes precisam construir um protótipo para um produto, como um aplicativo móvel, por exemplo.

Um dos resultados recentes mais notáveis de uma maratona hacker é o botão Curtir, desenvolvido pela equipe do Facebook. “Grandes empresas enxergam, hoje, o movimento Hack como uma maneira rápida de inovar em determinadas áreas das instituições. Somente nesse ano, Natura, Visa, Coca-Cola e Vivo já promoveram hackathons internos. A UNDB, enquanto instituição de ensino, sai à frente ao propor uma maneira de desburocratizar o processo de inovação, investindo em conhecimento e empreendedorismo”, finaliza Bruno Lima.

PROGRAMAÇÃO

  • Dia 29/09

19h: Palestra sobre User Experience

Luciana Lindoso UX Designer da ItHappens

20h: Palestra sobre desenvolvimento ERP

Allyx Cristiano Alves - Líder de Desenvolvimento ItHappens

21h: Mesa redonda Problemas da Educação Maranhense

Professores convidados:

Prof. Me Bruno Nogueira

Prof. Me. Pedro Henrique Gomes

Prof. Esp. Fábio Carvalho

Mediador: João Silva - Creative Pack

22h: Divisão das equipes

  • Dia 30/09

8h às 17h: Desenvolvimento de Soluções pelas equipes

10h às 12h: Mentoria para as equipes

14h às 16h: Mentoria para as equipes

17h: Apresentação Final