I Seminário Interdisciplinar sobre Alienação Parental

28.04.14

Em mais um parceria de sucesso a Coordenação do Curso de Direito promoveu na última sexta-feira (25/4) o I Seminário Interdisciplinar sobre Alienação Parental. O evento promovido em conjunto com o IBDFAM-MA, trouxe a São Luís a Dra. Giselle Groeninga, Psicanalista e Mestre em Direito Civil pela USP.

A Alienação Parental, termo proposto por Richard Gardner em 1985, se configura quando um dos genitores estimula a criança para repudiar o outro genitor ou realiza atos que prejudiquem a convivência e os vínculos afetivos, sem qualquer justificativa.

O evento teve como objetivo discutir aspectos do ponto de vista: jurídico, sociológico e psicológico da Síndrome. Para tanto contou com os esclarecimentos de: Bruna Barbieri Waquim, que em sua palestra – intitulada “Dados sobre a Alienação Parental no Brasil: resultados da aplicação do questionário a adultos e filhos de pais separados” – apresentou dados de uma pesquisa de campo, que dentre outras mostrou as formas mais frequentes da prática da Alienação. A representante do Tribunal de Justiça do MA - Maria de Lourdes Fontenele Luz, que durante a palestra “Um recorte da prática da Divisão de Serviço Social e Psicologia do Fórum de São Luís nos casos de Alienação Parental”, apresentou a equipe da Diretoria de Saúde do Sistema Penal (DSSP) e como esta atua nos casos de Alienação recebidos no Fórum, incluindo as etapas da avaliação psicológica como: entrevista ou observação dos filhos, pessoas próximas aos envolvidos no processo e a observação da interação entre a criança e cada genitor.

Já a Psicanalista e Diretora do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), Dra. Giselle Groeninga falou aos espectadores sobre a temática “Alienação parental: contexto, identificação e encaminhamento”. Em seu discurso Groeninga falou sobre a síndrome contexto do Direito de Família, lembrando os princípios do direito de família e a evolução das relações familiares.

Uma mesa de debates formada pela Procuradora de Justiça, Dra. Marilea Campos dos Santos Costa, a Defensora Pública, Dra. Isabel Cristina Araujo Sousa, e o Juiz Titular da Vara Especial de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de São Luís, Dr. Nelson Melo de Moraes Rêgo também fez parte da programação do evento.

“A prática de alienação parental para ser combatida precisa de um diálogo interdisciplinar, um diálogo entre profissionais do direito, serviço social, psicologia, psicanálise, dentre outras para um combate realmente efetivo, e isso foi o que propusemos com essa atividade”, ressalta a organizadora do Seminário e Coordenadora de Monografia da UNDB, Profa. Ísis Boll.

O Seminário além das palestras com profissionais da área abrigou, ainda, o I Encontro Científico sobre Alienação Parental, momento em que alunos e profissionais apresentaram suas pesquisas sobre o tema, em formato de exposição de banners, fomentando assim um espaço de interação e troca de experiências.