I Fórum Maranhense de Urbanismo

30.05.17

O I Fórum Maranhense de Urbanismo teve como objetivo inserir profissionais, pesquisadores, gestores, técnicos, professores, estudantes e cidadãos maranhenses no debate contemporâneo sobre a complexidade da nossa realidade urbana, em uma perspectiva do urbanismo como reflexão e prática, discutindo novos métodos, instrumentos e experiências recentes e inovadoras.

A primeira edição do Fórum Maranhense de Urbanismo proposta pela UNDB foi resultado de uma parceria institucional com a Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (SECID) e o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), e realizou-se durante o mês de maio de 2017.

Reconhecendo a necessidade de promover a diversidade funcional, de usos e relações entre as diferentes partes da cidade e da sociedade; de propor e construir espaços de qualidade, acessíveis e conectados; de integrar bairros inteiros na vida cidadã; de recuperar áreas degradadas e de tirar partido das novas tecnologias, o Fórum discutiu a seguinte temática: O urbanismo pode colaborar na construção de uma cidade mais justa e inclusiva? De que maneira?

O I Fórum Maranhense de Urbanismo contou com a participação de pensadores influentes do urbanismo brasileiro, entre eles: Raquel Rolnik, Frederico Burnett e Luiz César de Queiroz Ribeiro, além de profissionais atuantes no debate sobre as melhores práticas no urbanismo contemporâneo.

“Este evento representa uma contribuição da academia ao debate e construção da São Luís contemporânea, confrontando suas dinâmicas, mudanças e contradições, em direção a uma vida urbana mais rica e equilibrada”, explicou o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNDB, Prof. Esp. Márcio Smith.