Hugo Segawa palestra na Semana de Arquitetura e Urbanismo

02.04.14

Teve início nesta segunda-feira, 31 de março, a I Semana de Arquitetura e Urbanismo da UNDB, com o tema “Identidade Arquitetônica Maranhense”. Na abertura da programação do evento, a professora Dra. Grete Pflueger falou aos participantes sobre a arquitetura do século XX em São Luís. Na sequência, o professor José Antonio Viana Lopes palestrou e lançou o livro “São Luís Capital Moderna e Cidade Colonial”, com uma noite de autógrafos no Teatro Maria Izabel Rodrigues.

Já no segundo dia de evento, o destaque da programação ficou por conta do palestrante convidado, Dr. Hugo Segawa, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Segawa fez um recorte da arquitetura latino-americana, pontuando desde a preocupação da arquitetura como vetor de inclusão social até o trabalho do arquiteto em ambientes de conflito. “Aqui, trouxe estudos de caso da arquitetura em diversas tipologias, como a preocupação com as questões de clima, ambiente, linguagem, práticas de restauro, reciclagem, e práticas que incluam a arquitetura como um vetor de inclusão social. Na segunda parte, apresentei duas experiências urbanas na América Latina, em Bogotá e em Medelin, cidades que nos últimos anos sofreram grandes danos, sobretudo, devido ao narcotráfico, e por meio dessa análise é possível perceber um caminho de recuperação desses locais e de que forma o arquiteto pode contribuir nesses ambientes de conflito”, pontuou o professor.

Para Segawa, iniciativas como a da UNDB, ao propor uma semana acadêmica de discussão sobre temas atuais e pertinentes à área, são enriquecedoras aos alunos. “Semanas como essa são importantes porque mobilizam os estudantes da instituição e de outras, é um momento importante de troca e é esse intercâmbio que faz o ambiente acadêmico mais rico”, destacou.

Segawa é autor do livro “Arquiteturas do Brasil”, que traz ao leitor uma visão da arquitetura brasileira de quase todo o século XX, propondo inicialmente uma reinterpretação das várias vertentes do movimento moderno até a Segunda Guerra, e analisa grandes arquitetos como Gregori Warchavchik, Oscar Niemeyer, Lúcio Costa e Vilanova Artigas.

A I Semana de Arquitetura e Urbanismo da UNDB tem como finalidade proporcionar aos participantes envolvimento em questões pertinentes a situação atual da capital, e durante o evento o público será provocado a debater sobre temas como a Identidade Arquitetônica, Urbanística e Paisagística de São Luís.  A Semana acontece na UNDB até o próximo sábado, 05 de abril, com palestras, mesas de debate, workshops, oficinas e visitas técnicas.