Grupos de Pesquisa fortalecem curso de Administração

04.11.16

O Grupo de Estudos de Comportamento de Compra do Consumidor (GECCC) é formado por 12 alunos do Curso de Administração (do terceiro ao sexto períodos) e tem como objetivo geral estudar o consumidor, assim como as características culturais, sociais, econômicas, políticas e demográficas que impactam nas suas práticas de consumo.

Além dos estudantes, as pesquisas relacionadas ao tema possuem como orientadora a Profa. Ma. Odla Albuquerque, com forte atuação nas disciplinas de estratégias de marketing,   comportamento do consumidor e inovação.

Os encontros do GECCC foram iniciados em outubro e, desde então, acontecem quinzenalmente. O suporte para os estudos e debates do grupo vem das leituras que tangem as teorias de consumo e sociedade escritas por Batey (2010), Baudrillard (2008), Hall (2015), Pinho (1996) e Veblen (1983); além da análise de documentários e trechos de filmes que trazem as discussões relacionadas ao mundo hipermoderno (Lipovetsky, 1989) e o consumo.

“Ações como esta creditam a UNDB como instituição acadêmica em que os pilares Ensino, Pesquisa e Extensão são partes que formam um processo de ensino e aprendizagem completo”, destaca a coordenadora do curso de Administração da UNDB, Profª Ma. Jaqueline Pimentel.

Para os estudantes, o sentimento é de realização, desafios vencidos e de aprofundamento em conteúdos que os conduzirão por novos caminhos e novas descobertas profissionais. “A importância da participação em um grupo de pesquisas faz com que o aluno interaja com o assunto, o que o estimula a ter maior volume de conhecimento, estimulando a leitura e a pesquisa. Além disso, proporciona ao aluno a exploração dos diversos "links" que aparecem nas discussões. Esse dinamismo permite ao estudante ter melhor desempenho e estar mais preparado para o mercado competitivo”, disse Paulo Martins, aluno do 4º período.

Para o aluno Miguel Gomes, do 3º período, o estudo e a pesquisa acadêmica possibilitam melhores oportunidades no mercado. “O estudante que se permite ir além da sala de aula tende a alcançar a excelência nos estudos e melhores posições no mercado de trabalho. Dependendo da pesquisa, poderá surgir um projeto de extensão que trará benefícios à sociedade, o que em resumo, deve ser parte da missão da Universidade e do aluno”, destaca.