UNDB

Acessibilidade (98) 98459-7541 (98) 4009-7090

Gerenciamento prático de projetos

05.05.14

Montar o planejamento de um projeto utilizando apenas uma folha. Esse é o desafio que a metodologia Project Model Canvas propõe, e para ensinar o método, o seu criador, o consultor de projetos José Finocchio Jr., esteve em São Luís, a convite da UNDB, no último sábado (3), ministrando um workshop sobre esse modelo prático e inovador de gerenciamento de projetos.

Participaram do evento, que foi uma promoção conjunta dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação, empresários locais, alunos, professores e profissionais da área de gestão e negócios.

“A ideia do Canvas pressupõe uma co-criação do projeto, com essa metodologia as pessoas trabalham em equipe, o projeto resulta de um esforço coletivo. O Canvas apresenta vários conceitos ao mesmo tempo, mas eu diria que ele responde a algumas perguntas fundamentais, como o “porquê” desse projeto, “o que”, qual o produto desse projeto, como eu equaciono tecnicamente esse projeto, e por último, estabelece um prazo para execução das metas”, explicou José Finocchio Jr.

foto[2] A metodologia PM Canvas surge como uma alternativa prática aos antigos modelos de planos de negócios, que se resumiam a documentos extensos e complexos. O ambiente de projetos tem se tornado cada vez mais ágil e dinâmico, e nessa perspectiva o Canvas representa uma solução para ambientes que querem aprimorar sua capacidade de planejamento e que se caracterizam por inovação.

O PM Canvas consiste em um mapa visual, em formato de quadro, muitas vezes trabalhado em folhas A1 com o uso de post-its, com divisões específicas relacionadas a pontos chave do gerenciamento de um projeto. Esse quadro, diferente dos documentos detalhados, possibilita que a equipe mantenha o foco nas questões principais do projeto e também auxilia na comunicação com a equipe, cliente, entidades ou outros envolvidos direta e indiretamente com o projeto, os chamados stakeholders.

A metodologia tem sido aplicada e comprovada sua eficácia em grandes organizações, como Ambev e Natura, mas pode ser aplicada também para pequenos negócios e empreendimentos, e mesmo projetos pessoais.

Para a coordenadora do curso de Sistemas de Informação da UNDB, professora Luiza Zaramela, integrante da comissão organizadora do evento, o objetivo do workshop foi cumprido: “O mercado está cada vez mais competitivo e a nossa ideia com a promoção desse workshop é fazer com que todos consigam planejar de forma mais rápida e prática. Além de ensinar as pessoas como agilizar o trabalho do dia-a-dia, com essa iniciativa também fomentamos a área de gestão e projetos no Maranhão”, concluiu.

O workshop faz parte da programação do II Encontro de Negócios e Gestão da UNDB, que acontece até esta terça-feira (06), no Teatro Maria Izabel Rodrigues.