Gamificação na sala de aula

13.06.17

A sala de aula pode se tornar um ambiente bastante atraente e empolgante quando práticas inovadoras invadem o espaço acadêmico. Foi o que pensou a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNDB, Patrícia Martins, ao movimentar as suas aulas da disciplina Planejamento Urbano e Regional com o recurso da gamificação.

Após a exposição teórica dos conteúdos, os alunos devem criar uma cidade virtual por meio de simulação com o aplicativo Village City. Aplicam os instrumentos da legislação urbanística e utilizam os conceitos de planejamento urbano estratégico e desenvolvimento sustentável sistêmico. “Com o uso do aplicativo, a ideia é que os alunos criem a cidade a partir de um planejamento urbano estratégico. Para isso, eles aplicam os requisitos legais, urbanísticos e ambientais, planejam, resolvem problemas urbanos advindos do crescimento da cidade e geram indicadores de desenvolvimento da cidade para avaliação dos resultados alcançados”, explica Patrícia Martins.

O uso do game tem aumentado o engajamento dos alunos de forma lúdica e inovadora. Trabalhando colaborativamente, os estudantes são divididos em equipes, que a cada aula mostram a evolução das cidades através de prints das telas. Eles apresentam seminários temáticos sobre os conceitos introdutórios da disciplina e, ao final do semestre, cada equipe apresenta sua proposta de cidade ideal. Com as simulações, a teoria é conectada à prática. “Os alunos são instigados a encontrar soluções, com base nas teorias trabalhadas nas aulas expositivas, para problemas complexos no campo da Arquitetura e Urbanismo. Com essa dinâmica, nossos futuros arquitetos e urbanistas, exercitam e desenvolvem suas capacidades técnicas, de liderança, de gestão e de trabalho em equipe”, finaliza a professora responsável pela disciplina.

Conhecimentos que podem ser aprendidos por meio do game virtual de simulação Village City:

1. O jogo é baseado em 03 pontos principais: Habitantes, Empregos e “Felicidade” (qualidade de vida). Dessa forma, os alunos trabalham conceitos de macrozoneamento e zoneamento, crescimento das cidades, infraestrutura urbana, legislação ambiental e instrumentos urbanísticos.

2. Ao longo do game, os alunos são estimulados a aumentar a produtividade, utilizando ferramentas de organização e planejamento, como Brainstorming, Mind Maps e Diagrama de Causa e Efeito.

3. O jogo exige, por exemplo, capacidade de tomada de decisão em relação aos problemas urbanos das cidades e proposição de soluções para promoção da qualidade de vida.