UNDB

Acessibilidade (98) 98459-7541 (98) 4009-7090

Ficção e Direito são discutidos em Encontro

19.09.14

Pensar a sociedade e as leis a partir das manifestações linguísticas e literárias pós-modernas levando em consideração as transformações sociais geradas a partir dos avanços tecnológicos e estabelecer a relação entre o gênero ficção científica e aspectos socioculturais brasileiros foi o objetivo do I Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória. O evento aconteceu na UFMA de 17 a 19 de setembro e teve a participação dos professores de Direito da UNDB, com apresentação de minicursos e comunicações orais.

Com o tema “Ficção Distópica e o Direito”, os professores Me. Arnaldo Vieira Sousa e Me. Vail Altarugio Filho discutiram no minicurso esse estilo literário que se caracteriza por apresentar uma sociedade regida por governos totalitários e que sustenta uma aparente ideia de felicidade e perfeição, conduzindo a sociedade a um estado completo de alienação. O tipo de Estado apresentado nas obras distópicas é caracterizado por forte corrupção e regras abusivas instituídas em nome do bem-estar coletivo. 

O Prof. Me. João Carlos da Cunha Moura apresentou o minicurso “Ficção para Mulheres: fotonovela e romance melasunga”. As fotonovelas foram fenômenos de venda no Brasil, durante os anos 70, encartadas em revistas, livretos ou pequenos trechos editados em jornais, eram repletas de romances cheios de reviravoltas que atraiam o público feminino. Já na modalidade comunicação oral, o Prof. Me. João Carlos da Cunha Moura explanou sobre discurso jurídico nos blogs, com o trabalho “O Cidadão do Bem: o discurso jurídico e a construção das subjetividades em blogs”.