Feminismo em debate: relações de poder, alteridade e gênero

28.02.14

“Por que discutir feminismo em pleno século XXI?” esta foi a questão que norteou o debate promovido pelos membros do PAJUP – Programa de Assessoria Jurídica Popular da UNDB, no último dia 26/2, que aconteceu no Laboratório de Prática de Jurídica da UNDB.

Intitulado “Feminismo em debate: relações de poder, alteridade e gênero”, o evento faz parte do Projeto Ágora, que busca trazer para discussão temas relevantes e de conhecimento geral, mas que são pouco discutidos cotidianamente em sala de aula, como é o caso do feminismo, as questões raciais e de gênero, por exemplo.

Para tanto busca também ser apresentado em formato não formal, fora dos espaços tradicionais da IES. “A princípio nós pretendemos formatar nossos encontros fora de espaços fechados para tirar aquela ideia de palestra, em que só o convidado mostra seu ponto de vista, nós propomos um evento mais aberto para que todos fiquem em um mesmo nível, para ser um debate horizontal, como uma conversa”, explica Sarah Queiroz, aluna do 5º período do Curso de Direito e uma das organizadoras do debate.

O debate contou com a presença de: João Carlos Cunha Moura, professor de Criminologia da UNDB; Katiuscia Pinheiro – Membro do Grupo de Pesquisa Gênero, Memória e Identidade (GENI) e professora de Sociologia da rede de ensino pública estadual, e da representante do Movimento Mulheres em Luta (MML) – Lourdimar Silva.

foto[2] Durante o evento foram discutidos assuntos como a condição da mulher na sociedade, estupro, legalização do aborto, a necessidade da organização das mulheres em prol de seus direitos e reivindicações, mas, principalmente, serviu também para desmistificar o “o que é feminismo”.

Para a professora e membro do GENI, Katiuscia Pinheiro, este foi um momento acima de tudo descontraído, e discutir sobre questões de gênero de forma mais desenvolta é sempre mais interessante. “Parabenizo pela proposta e acredito que espaços como este devem ser oportunizados cada vez mais dentro do meio acadêmico, outro ponto positivo foi a qualidade do debate tanto dos convidados quanto a integração dos alunos com pontos relevantes sobre tudo o que foi discutido neste momento”, afirmou ela.

Segundo a aluna Glaucia Maranhão, 4º período do Curso e membro do PAJUP, esta foi apenas a primeira edição do Projeto. “O nosso intuito é fazer um encontro por mês, estamos pesquisando os temas, convidados, mas, sempre buscando priorizar essa proposta de debater assuntos relevantes em forma de conversa, bate-papo”, concluiu Glaucia.