Experiencialize: Resultados além das vendas

22.08.16

Você já ouviu o termo Marketing de Experiência, ou Marketing Sensorial? Não? Então, fique atento, pois esse termo já está sendo bastante abordado no mercado empresarial. Já consolidado no exterior, o novo conceito ganha força também no Brasil.

Oferecer experiência aos consumidores é, hoje, o grande diferencial competitivo no mercado. Estudioso do tema há mais de oito anos, o publicitário Manoel Carlos Jr. palestrou na noite desta última quinta-feira, 18, na UNDB sobre “Marketing de Experiência” e o seu método “Experiencialize”. O evento lotou o Teatro Maria Izabel Rodrigues, com uma plateia de alunos, professores e profissionais de diversas áreas, ávidos por conhecimento na área.

Carlos Júnior explicou como é possível transformar produtos e serviços em experiências memoráveis ao consumidor. O conceito de “experiencializar”, criado por ele,  explora sentimentos, sensações e emoções com o objetivo de atrair e fidelizar os consumidores.

Durante o evento, o palestrante também lançou e autografou o seu livro, "Experencialize". Na obra, o autor revela os 7 passos para transformar produtos e serviços em experiências e como a emoção e as sensações devem ser utilizadas.

“Os 7 passos da experiencialização podem levar empresas dos mais diferentes tamanhos e ramos de atividade a criar um relacionamento afetivo com seus clientes. Isso muda completamente as percepções em relação às marcas, aumentando o valor percebido e, muitas vezes, a rentabilidade. É importante que uma marca entregue ao consumidor valores intangíveis e experiências que nenhuma outra marca conseguirá proporcionar. Causar um sentimento positivo é uma maneira eficiente para fidelizar, conquistar ou estreitar o relacionamento com os consumidores” esclarece o publicitário.

"O livro traz a minha metodologia Experiencialize!, que já venho implantando em diversas empresas. Um conteúdo simples e prático, apresentando uma forma de diferenciação capaz de elevar o padrão de produtos e serviços, bem como mudar completamente a relação de empresas e seus clientes", explica o autor.

A leitura é indicada a empreendedores e gestores que desejam que suas marcas sejam percebidas como únicas e ganhem cada vez mais relevância num mercado cada vez mais complexo e competitivo.

Manoel Carlos Jr. é um dos pioneiros do chamado Marketing de Experiências na América Latina. Em sua palestra repleta de exemplos práticos, ele explica como qualquer empresa pode experiencializar o seu negócio, fazendo com que nunca mais dependa da variável preço para ganhar mercado.