Execução penal para além dos muros

02.09.10

Alunos do 9º período do Curso de Direito, vinculados ao NPJ - Núcleo de Prática Jurídica da UNDB, deram início no último dia 25 ao Projeto Execução penal para além dos muros, com a doação de mais de 200 livros e revistas por parte da UNDB e Colégio Dom Bosco, ao presídio feminino - CRISMA (Centro de Reeducação e Instrução Social das Mulheres Apenadas), em Pedrinhas.
A ação foi marcada pela presença de um dos juízes da Vara de Execuções Criminais de São Luís, Dr. Douglas Melo, e contou também com a participação da Coordenadora do NAV (Núcleo de Advocacia Voluntária) Dra. Marilene Silveira, bem como das professoras da UNDB, Simone Vinhas (Coordenadora do NPJ) e Thayara Castelo Branco (Coordenadora do Projeto).
O projeto prevê, ainda, práticas de extensão que consistem em ajustar a biblioteca da Instituição, estruturar a brinquedoteca, e a realização de campanhas de doações de livros usados, revistas, materiais de limpeza e higiene pessoal. Tendo como objetivos iniciais a assistência jurídica gratuita às condenadas que cumprem pena no CRISMA, bem como atividades de ensino (grupos de estudos, palestras e cursos) e pesquisa empírica, com o intuito de mapear o \"estado da arte\" destes processos decriminalizações femininas (coleta de dados).
O Projeto Execução penal para além dos muros vincula-se ao NPJ, que tem como objetivo oportunizar ao aluno a vivência da aplicação da teoria em situações de prática real, em conformidade com os pressupostos pedagógicos do Curso de Direito da UNDB. Para a IES, o evento marca o início de atividades da instituição com as reeducandas do presídio feminino de São Luís.