Ética e responsabilidade social em foco durante palestra

20.05.15

No último dia 20 de maio, as profissionais Janaína Sousa, Analista Corporativa de Responsabilidade Social com foco na formação de concessionárias sustentáveis das empresas CEMAR (MA) e CELPA (PA), e Jeane Pires, Analista de Responsabilidade Social, palestraram para alunos do 1º período de Administração da UNDB sobre Responsabilidade Socioambiental e as estratégias de sobrevivência que devem direcionar empresas para que sejam organizações cuja imagem percebida pelo seu público-alvo tenha alinhamento com valores éticos e de sustentabilidade com todos os stakeholders.
A fala inicial das palestrantes trouxe reflexões sobre os motivos que influenciam no desenvolvimento de uma consciência socialmente e ambientalmente correta nas empresas. O destaque ficou por conta das diversas pressões externas e do quanto ser eticamente e socialmente responsável difere de filantropia.
Em seguida, Janaína Sousa trouxe algumas ações pautadas nos valores sociais e ambientais em programas e projetos desenvolvidos pela CEMAR.
O ponto alto ficou por conta da percepção por parte dos alunos de que a CEMAR segue os preceitos da Administração e os emprega em cada etapa do seu processo. Os planos desenvolvidos pela empresa estão sustentados em métodos cientificamente comprovados e mesmo em um tema muitas vezes subjetivo, como ética e responsabilidade social, a Companhia se encarrega de torná-lo concreto a partir da medição de indicadores (a CEMAR utiliza os indicadores ETHOS) e da publicação do Balanço Social.