Estudantes de Engenharia de Produção criam o sabão sustentável

26.11.15

Considerado o pai da química moderna, Antoine Lavoisier imortalizou, no século XVI, o conceito de que na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. E foi exatamente isso que alunos do 8º período do curso de Engenharia de Produção da UNDB colocaram em prática ao desenvolver sabões sustentáveis, a partir do reaproveitamento de óleo de cozinha de moradores que colaboraram com o Projeto Dunas.

Os estudos, realizados por meio do modelo pedagógico de cases da instituição, foram constituídos na disciplina de Projeto de Produtos, em que a exigência era criar um serviço ou um produto. Os estudantes decidiram pelos dois para dar origem ao sabão ecológico.

Usando teorias e práticas da lógica-reversa, coletaram 25 litros de óleo de cozinha em restaurantes, lanchonetes e casas de vizinhos, entre setembro e outubro deste ano.

Os discentes encararam o desafio com seriedade e produziram a apresentação do projeto, o jingle, aplicativo para IOS e Android, camisas personalizadas e 19 unidades do produto. “Apesar de estarmos em sete disciplinas neste semestre, conseguimos aproveitar o potencial de todos e superar as dificuldades”, disse o aluno Wanderson França.

A aluna Beatriz Castro afirma que os planos é irem muito além: “Vamos melhorar todo processo e potencializar a produção para fundar uma microempresa, tentando desperdiçar o mínimo possível”.

O professor da disciplina Jone Silva, ficou empolgado com a possibilidade de profissionalizar a produção e destacou o modelo de cases da unidade de ensino superior.

“Como a UNDB fomenta a produção de cases, nada melhor que colocar toda essa pesquisa em prática. Para mim, todas disciplinas devem estimular o empreendedorismo. Isso é bom para os alunos, pois como eles tiveram essa experiência prática, irão mais preparados para o mercado de trabalho”, ressaltou o docente.

Os estudantes apresentaram o sabão sustentável ao público exposição de pôsteres do VIII Encontro Científico da UNDB, no início de novembro, com o tema “Logística Reversa na Saponificação: Projeto Dunas”.