UNDB

Acessibilidade (98) 98459-7541 (98) 4009-7090

Estudante desenvolve permeâmetro de baixo custo em seu TCC

06.11.15

A presença de água no solo é um dos pontos de maior preocupação na Engenharia Geotécnica. Alguns fatores como a granulometria, índice de vazios, composição mineral, estrutura, fluído, macroestrutura e a temperatura influenciam na permeabilidade dos solos, uma vez que a permeabilidade consiste em uma propriedade do solo que permite o escoamento da água em suas diversas estratigrafias.

Tendo isso em vista, o discente do 10º período do curso de Engenharia Civil, Magayve dos Santos Lima, desenvolveu um projeto para analisar e comparar uma mesma amostra de solo arenoso em um permeâmetro convencional de carga constante, nas mesmas condições físicas e submetidas aos mesmos gradientes hidráulicos.

Ele mesmo, então, desenvolveu um permeâmetro de PVC confeccionado com materiais mais baratos e acessíveis. Os resultados apresentaram o mesmo coeficiente de permeabilidade conforme os métodos preconizados pela NBR 13292/1995, quando comparados os dois ensaios permeâmetro convencional e permeâmetro de Policloreto de Vinila (PVC).

O permeâmetro de PVC tem como principal característica a utilização de materiais acessíveis e de baixo custo utilizados na construção civil. As amostras de solos arenosos foram coletadas em uma jazida localizada nas proximidades do município de Maranhão Novo.

O presente estudo foi embasado na construção de um permeâmetro utilizando materiais de PVC, o qual é encontrado em abundância na construção civil. A partir do desenvolvimento do permeâmetro alternativo, o mesmo será comparado com medidas propostas por um permeâmetro convencional.

Todos os parâmetros de estudo estão preconizados pela NBR 13292/95, que determina o coeficiente de permeabilidade hidráulica em areias em permeâmetros de carga constante.