Estrutura organizacional, processos de fabricação e diretrizes de um negócio

07.04.16

Em visita técnica, realizada no dia 01 de abril, acadêmicos do primeiro ao sexto período do Curso de Administração da UNDB conheceram as instalações do Centro de Produção da “Madeleine Casa de Pães”, confeitaria de grande destaque em nossa cidade.

Sob o direcionamento do Prof. Fábio Carvalho e ciceroneados pela aluna do 6º período do Curso, Maria do Perpétuo, os futuros administradores conheceram in loco as práticas relevantes dos conteúdos trabalhados em sala de aula, sendo contextualizada a estrutura organizacional e as diretrizes do negócio, além de ser apresentado aos estudantes o processo de fabricação dos itens oferecidos por aquela empresa.

O ponto alto ficou por conta da visita à área de compras (com detalhes para os métodos de ponto de pedido e de quantificação de materiais), produção (demonstração das células de produção), almoxarifado (demonstração dos nivelamentos de estoque máximo e mínimo) e estratégias do sistema de produção (qualidade, flexibilidade nos modelos produtivos, entrega, e serviços).

Esta atividade reforça a importância das visitas técnicas, sendo mais um momento rico de aprendizagem e de percepção por parte dos estudantes quanto aos valores agregados quando ciência e experiência se unem em uma fusão que favorece o estabelecimento de estratégias e gera soluções eficazes para o negócio.