Estratégias de reposicionamento de marca

16.06.15

O melhor do ambiente de aprendizagem é a possibilidade de tangibilizar o que em um primeiro momento se apresenta como teoria e ao que praticar, ao viver a experiência, percebemos o quanto faz sentido.
Assim é que estudantes de Administração da UNDB estão avançando na percepção do universo da gestão e do alinhamento existente entre a teoria e a prática.
Os estudantes Edmilson de Moraes e Lorena Carvalho, orientados pela Profa. Odla Albuquerque escreveram o artigo intitulado “DE RIACHUELO A RCHLO: aonde a marca quer chegar?”, que teve como objetivo geral analisar as estratégias de reposicionamento da Riachuelo, que tem buscado se reposicionar como uma loja de fast fashion com posicionamento premium, sem deixar de ofertar produtos populares.
A ideia de escrever o artigo resultou de uma discussão do case desenvolvido durante a disciplina Gerência de Produtos e Distribuição ministrada pela professora Odla, cuja evolução dos trabalhos permitiu avançar acompanhando a marca pelas redes sociais e até mesmo uma visita técnica com os estudantes envolvidos com a temática até então ricamente discutida em sala de aula.
Os estudantes tiveram dificuldades durante o desenvolvimento do artigo e a maior dela ficou por conta das poucas informações publicadas sobre as estratégias adotadas para o reposicionamento da marca Riachuelo, o que foi minimizada a partir da visita técnica em uma das lojas.
Para evoluir na escrita, os futuros administradores destacam a metodologia de case e paper como um diferencial, uma vez que a partir do método de questionar e buscar possíveis soluções, fica sempre mais interessante e instigante a descoberta das variáveis que envolvem o objeto de estudo.
Para Edmilson e Lorena, escrever e ter o artigo aprovado em revistas acadêmicas premia toda e qualquer dificuldade porventura vivenciada e motiva para que novos desafios sejam transpostos. Continuarão escrevendo e dessa forma, contribuindo para outros pesquisadores e especialmente, contribuindo para os seus crescimentos profissionais. Reconhecem que orientações como a da Profa. Odla Albuquerque e os apoios e auxílios recebidos da Coordenadora do curso Jaqueline Pimentel e de Maria Luísa Mussalém fizeram muita diferença para que acreditassem em seus potenciais e tivessem o artigo escrito aprovado para publicação na Revista Científica da UNDB.