Especialização em Gestão do Transporte Marítimo e Portos foi iniciada nesta quinta

20.11.15

Chegou o dia de boas-vindas para cerca de 40 alunos do Curso de Especialização em Gestão do Transporte Marítimo e Portos. Aula Inaugural, realizada na última quinta-feira, 19, no Teatro Maria Izabel Rodrigues, é o início de uma jornada de 18 meses da primeira turma da especialização, junto a professores que têm experiência profissional de alto conceito.

Para o professor e coordenador acadêmico do curso, Wellington Beckman Saraiva, a especialização será muito importante no currículo dos alunos tendo em vista que são poucos os capacitados na área e a alta demanda. “O que eu vejo é que falta qualificação em geral e as disciplinas que estamos trazendo não são vistas em universidade. Das 1.400 faculdades de direito, apenas quatro trazem especialização nesse campo. E uma delas é a UNDB”, analisou.

Ele destacou que as disciplinas foram concebidas de modo a sempre levar a experiência prática dos professores aos alunos, de forma que ao final de todo o processo, os profissionais estejam totalmente preparados ao campo e falando a mesma língua do mercado. “Eu sou de uma geração que teve uma formação específica, mas aprendi, estudei bastante e agora são eles que serão os beneficiados. A geração de hoje conta com informações, tecnologias, internet e, agora, com o conhecimento das gerações mais antigas, formada por mestres, doutores e pós-doutores neste curso”, comentou.

A professora mestre Mileni Zerek Capraro, parabenizou os alunos pela presença na especialização e relembrou sobre sua trajetória como advogada no sistema portuário. Ela deu dicas importantes aos alunos, ressaltando interdisciplinaridade como forma de tornar o profissional mais completo e com conhecimento de várias áreas quando mais precisar.

Ela incentivou os alunos a acreditarem em seus potenciais. “Vejo aqui alunos empenhados que estarão em nosso convívio diário e vivenciarão nossa realidade. Tudo aquilo que faz porque gosta e procura desenvolver junto com você, se realiza”, motivou.

foto[2]

A coordenadora executiva, a professora mestre Gabriela Hecler, explicou alguns detalhes do curso, além de também aconselhar os estudantes a extraírem o máximo de conhecimento dos docentes. Em sua visão especializada, apesar do país estar em crise, o estado vive um período muito favorável, especialmente na área portuária.

“O momento econômico do Maranhão é muito bom. Temos empresas sendo fundadas, instalação de novos terminais portuários, e é um estado cortado por ferrovias. O grupo de pessoas que têm realmente formação na área é muito restrito e vocês estão aqui. Esses professores são referências, então, quando estiverem em aulas, perguntem, comentem, tirem suas dúvidas”, complementou.