Entrevista: 80% dos alunos de Contábeis são aprovados no Exame de Suficiência

27.05.16

O Exame de Suficiência é uma prova obrigatória para obtenção do registro profissional, promovido pelo Conselho Federal de Contabilidade. O exame, além de habilitar o bacharel a exercer a profissão, avalia a qualidade dos cursos ofertados no país.

No último exame realizado, a UNDB obteve novamente um excelente desempenho. Mais de 80% dos alunos do 7º período que fizeram a avaliação foram aprovados. Em entrevista ao nosso site, a coordenadora do curso, Profª Me. Nazaré Barros, comenta sobre a performance dos alunos e a metodologia da UNDB, voltada para a realidade do mercado de trabalho, fatores determinantes para o sucesso dos acadêmicos.

• UNDB: Profª Nazaré, tivemos um excelente desempenho no último Exame de Suficiência, realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade. Mais de 80% dos nossos alunos (7º período) foram aprovados.  A que se deve essa alta performance?

Nazaré: São inúmeros fatores envolvidos.  Todo o processo de ensino/aprendizagem encontra-se voltado à formação profissional de qualidade, além de adequada à realidade profissional.  A UNDB é uma instituição de referência pela metodologia pedagógica aplicada, oportunizando, por meio dos cases e papers, formação crítica, conhecimento e correlação com a realidade.

• UNDB: Quais são as estratégias utilizadas pelo curso para preparar os nossos alunos para esse tipo de avaliação ou concursos?

Nazaré: Atendemos o projeto pedagógico que norteia toda a formação. É totalmente aderente às diretrizes nacionais, as quais estabelecem o perfil do egresso, os tipos de conteúdos (Básicos, Teóricos e Práticos), distribuídos na Estrutura Curricular do Curso, os projetos de Pesquisa e Extensão. A exigência de TCC, incentivo e acompanhamento dos estágios, também. Enfim,  nossa IES possui um acompanhamento aos docentes quanto ao planejamento das atividades junto aos alunos. Vem investindo em novas tecnologias para motivar e facilitar o trabalho e oportunizar ao discente melhor participação no processo de aprendizagem.

• UNDB: Esse exame normalmente foca nas necessidades do mercado. A Sra. acredita que com a nossa metodologia de cases e papers o aluno da UNDB se sobressai nas avaliações e no mercado de trabalho?

Nazaré: Sem dúvida. A própria forma de condução dos conteúdos, motivação para os projetos e o cuidado com as avaliações de aprendizagem são fatores que desenvolvem melhor o aluno.

• UNDB: No Brasil, somente os cursos de Direito e Contábeis utilizam esse recurso para obtenção do registro profissional. Como a Sra. avalia a importância desse exame para nivelar esses profissionais?

Nazaré: Sob a perspectiva das Instituições de Ensino enfatiza a nossa responsabilidade com a formação profissional. Para o Conselho, visa à valorização profissional, que só  conseguimos por meio do conhecimento e da ética.

• UNDB: Uma vez no mercado, quais são as principais áreas de atuação do Contador?

Nazaré: O mercado é muito amplo.  Inclusive, nos dá a oportunidade de ser profissional  autônomo. Contador é considerado um assessor das organizações, sejam elas empresas Públicas, Privadas e de Terceiro Setor.  Ele é o responsável pelo controle que auxilia no planejamento e permite o acompanhamento das metas estabelecidas.  As áreas mais exigidas por esse profissional são: Controladoria, Auditoria, Perícia, Custos, Fiscal e Previdenciária.