Enriquecedor debate discute “Reforma política” em Aula Magna

09.02.15

Com a presença dos debatedores: Dr. Márlon Reis e Prof. Esp. Juraci Guimarães aconteceu na última quinta-feira (5/2) a Aula Magna do primeiro semestre letivo de 2015, promovida pela Coordenação do Curso de Direito.

Questões referentes ao Direito Eleitoral nortearam o debate que contou com a mediação do Prof. Esp. Gabriel Cruz. Voto facultativo, justiça eleitoral, financiamento de campanha, sistema eleitoral, plebiscito, democracia participativa, cláusula de barreira, fidelidade partidária, foram alguns dos pontos abordados pelos debatedores.

Para o Prof. Daniel Rodrigues, Coordenador de Extensão do Curso de Direito da UNDB e um dos organizadores do evento, a escolha do tema se deu, principalmente, em função das eleições do ano passado momento em que, segundo ele, a discussão política no país se mostrou muito rasa e a sociedade se empenhou em defender apenas a chegada ao poder de um partido, importando muito pouco a pessoa que chega ao poder. “Nós temos um sistema político que é viciado, que tende para que as pessoas que tem o dinheiro permaneçam no poder, rompendo assim com o ideal de democracia que nós gostaríamos que efetivamente existisse. Ou seja, de uma representação no parlamento que é talvez uma das casas mais importantes dentro da nossa repartição das funções do Estado. Então é uma perda da legitimidade e da representação da população na formação do Congresso Nacional”, afirma Daniel.

Com participação efetiva da plateia o debate mostrou-se um momento de fomento da construção da cidadania, principalmente, pelo elevado nível de perguntas e discussões que foram levantadas ao longo do evento.

Classificando o debate como, principalmente, cidadão, o aluno do 7º período do curso – Perez Paz, vê na Aula Magna uma ocasião muito construtiva e positiva como forma de iniciar o semestre letivo. “Principalmente nós, como acadêmicos, precisamos pensar no nosso modelo político, em nossa cidadania e lutar para sermos sujeitos ativos na construção de um país onde a moral seja respeitada, onde não tenhamos que ser confrontados todos os dias com escândalos de corrupção e ver, diariamente, esse sistema sujo que nós temos hoje”, defende ele.

Já para o Dr. Márlon Reis esta foi uma oportunidade de debater a reforma política em um instante em que estamos vendo tanta coisa acontecer no Brasil. “O tema está pautado no Congresso Nacional, a reforma política ao que parece vai acontecer, para o bem ou para o mal e é muito bom e oportuno que a UNDB tenha criado essa oportunidade de que o assunto viesse para discussão na hora certa. Não foi a toa que houve uma participação massiva da plateia, inclusive com perguntas e opiniões de várias partes e às vezes até conflitantes, mas que mostram a importância de discutirmos o assunto”, finalizou o Dr. Márlon.

Além do debate a Aula Magna abrigou, ainda, as premiações de melhores alunos no Simulado 2014.2 e Monitor de Excelência. Sendo premiados os acadêmicos que seguem:

• Simulado 2014.2:
    Primeiros colocados – Premiação Geral:

1º Lugar: Daniel Chaves de Miranda Junior;
    2º Lugar (Empatados): Barbara Denise Silva;
    Helio Costa Nascimento;
    Jessica Lages Mendes Lobo;
    3º Lugar (Empatados): Airon Caleu Santiago Silva;
    Francimildes Carvalho Queiroz;
    Ricardo Henrique Oliveira Pestana;
    Primeiros colocados – Por turma:
    5º AV: Gustavo Santos Gomes Pereira;
    5º BV: Airon Caleu Santiago Silva
    5º AN: Suzane Maciel Gonçalves
    6º AV: Rafaela Coelho Rodrigues Lima
    6º AN: Helio Costa Nascimento