Engenharia de Produção em visita técnica à UTE Itaqui

20.11.13

Com o objetivo de conhecer mais a fundo sobre o processo de geração de energia no Brasil, alunos do Curso de Engenharia de Produção visitaram, recentemente, a Usina Termoelétrica Itaqui, localizada em São Luís (MA).

Durante a visita técnica, organizada pelo professor Marcelo Cabeça e acompanhada pelo professor Samuel Filgueiras, os estudantes assistiram às palestras, proferidas pela gerência da empresa, que dentre outras coisas esclareceram dúvidas, principalmente, sobre o funcionamento da Usina e o modelo de geração de energia adotado pela UTE Itaqui, primeiro empreendimento da Eneva no Maranhão.

Durante a visita de campo, sob a supervisão do gerente de manutenção do site – eng. Sandro Mitchel -, os acadêmicos ouviram sobre o processo produtivo para a geração de energia da UTE Itaqui, compreendendo desde a chegada do carvão mineral, pelo Porto do Itaqui, o seu transporte, armazenamento e o preparo para pulverização para posterior queima.

Para o Professor Samuel Filgueiras, a visita foi de suma importância para o aprendizado dos alunos, onde puderam contemplar de perto aplicações de vários conteúdos já estudados em sala, assim como a importância de cada disciplina na formação de um engenheiro de produção.

Segundo o aluno do 4º. período de engenharia de produção Wanderson da Silva França, a visita foi uma oportunidade ímpar para perceber o tamanho da importância dos conteúdos aprendidos na faculdade, assim como a inserção dos estudantes em um real ambiente industrial. “Tenho certeza que todos nós saímos daqui com uma imensurável gama de conhecimentos práticos, isto nos motiva cada vez mais na busca dos nossos sonhos”, ressalta.

UTE Itaqui - A Unidade possui 360 MW de capacidade instalada, consumindo carvão mineral – combustível utilizado para a geração de energia. Utiliza o que existe de mais moderno em  tecnologia para a redução de resíduos. A ENEVA investe 30% a mais do que a legislação brasileira exige para construir uma usina com equipamentos e tecnologia de ponta, que possibilitam eliminar cerca de 95% das emissões geradas pela combustão do carvão.