UNDB

Acessibilidade (98) 98459-7541 (98) 4009-7090

Eng de Produção em visita técnica à UTE Gera Maranhão

20.03.13

Com o objetivo de conhecer mais a fundo sobre o processo de geração de energia no Brasil, alunos do Curso de Engenharia de Produção visitaram, recentemente, a Usina Termoelétrica Gera Maranhão, localizada na cidade de Miranda do Norte (MA).

Durante a visita técnica, organizada e acompanhada pelos professores Marcelo Cabeça e André Silva, os estudantes assistiram a palestras, proferidas pela diretoria da empresa, que dentre outras coisas esclareceram dúvidas, principalmente, sobre o funcionamento da Usina e o modelo de geração de energia adotado pela Gera Maranhão. A usina possui duas plantas gêmeas (Geramar I e Geramar II) que têm capacidade, cada uma, para gerar 165 MW de energia, potência suficiente para suprir toda a Ilha de São Luís.

Já na visita de campo, os acadêmicos puderam ver o processo de descarga, filtragem e estocagem de combustíveis e lubrificantes, além de conhecerem de perto o funcionamento dos motores Wartsila 20V32, e observarem a Central de Controle Operacional - local de monitoramento da planta.

Segundo o Gerente de Manutenção da Wartsila, engenheiro de produção - Álvaro Azevedo, o monitoramento dos motores é realizado de forma on line, ou seja, toda a informação que a Usina possui, também será de conhecimento da matriz na Finlândia. Desta forma, todas as ações de manutenção são coordenadas tanto pela Usina quanto pela matriz dos motores no exterior.

Para o professor Marcelo Cabeça, a visita foi extremamente enriquecedora ao permitir que os alunos do primeiro período conheçam, na prática, sua futura profissão como engenheiros de produção. Já para os alunos do quarto período esta foi, ainda, uma oportunidade de ouvirem sobre práticas protetivas desenvolvidas pela usina no controle corrosivo dos metais.

Segundo a aluna do 4º período, Iris Pestana, a visita técnica foi uma excelente ferramenta para inserção dos alunos num cenário real e para a expansão de seus horizontes. A Usina Gera Maranhão foi um ótimo exemplo de prática do que estudamos em sala de aula e seria muito bom que outras oportunidades como essas se repetissem, pois são grandes motivadoras de aprendizado, ressalta.