Encontro pedagógico 2016.1: Interação, Autonomia e Ensino de Qualidade

05.02.16

Nesta segunda-feira (01), o corpo docente da UNDB participou do Encontro Pedagógico 2016.1, que aconteceu no Teatro Maria Izabel Rodrigues. Com o titulo do evento e da palestra:"Interação, Autonomia e Ensino de Qualidade", a reitora da UNDB, professora Drª Ceres Murad, iniciou o encontro com os professores. Neste primeiro momento os professores participaram como ouvintes e foram apresentados a vídeos interativos concernentes ao tema proposto pela palestrante.

Em seguida, alguns professores, de diferentes cursos da UNDB, compuseram uma mesa de conversa denominada "Projetos Interdisciplinares: múltiplas dimensões do conhecimento", mediada pela Professora Ma. Marineis Merçon - Assessora Acadêmica da instituição. Os professores expuseram observações pertinentes a diferentes pesquisas produzidas no âmbito da UNDB.

O Professor Esp. Rogério Belfort comentou com bastante entusiasmo sobre os projetos apresentados a todos os docentes. "O encontro pedagógico serve para que os professores possam fomentar nos alunos que estão chegando na instituição que há um mundo de descobertas e trabalhos. Os resultados de todos os projetos serão a consequência daquilo que é estudado dentro da UNDB e que estes resultados cheguem até a comunidade, a sociedade, que é o nosso público-alvo, pois nós somos e devemos ser sempre os agentes transformadores de realidades. É isso que nos move", discorre o professor.

A mediadora da mesa de discussão, Professora Ma. Marineis Merçon, comentou sobre a primeira parte deste encontro de dois dias e avaliou a participação dos professores. "O encontro pedagógico é o momento de pensar o que fazer na prática acadêmica com os alunos. Então neste primeiro dia podemos perceber que os questionamentos, a participação e a interação entre eles nos dá a ideia de que este ano o trabalho será de qualidade ímpar. A mesa, organizada com professores de diferentes cursos, permite que os professores tornem os trabalhos mais enriquecidos e mais gratificantes", analisa.

A reitora da UNDB, professora Drª Ceres Murad, também discorreu sobre o encontro. "O momento é extremamente estimulante e os professores estão conectados ao máximo neste espírito de apresentar sempre o melhor para seus alunos", finaliza a reitora.

foto[2]

A continuação do evento aconteceu na terça-feira (02) com a oficina de Case e Paper, ministrada pela professora Marineis e reunião entre coordenadores, professores e o coordenador de Tecnologia Educacional do Grupo Dom Bosco, João Alisson Melo, que apresentou a nova plataforma que será utilizada pelos professores da UNDB e alunos.

"Em 2016 utilizaremos uma plataforma virtual de acesso integral a conteúdos trabalhados dentro da sala de aula. Trata-se da 'Plataforma DB', que permite ao aluno estudar e revisitar aulas que ele compareceu ou não, bastando para isso que ele tenha uma senha de acesso e um smartphone ou computador. Tais plataformas traduzem a comprovação, empenho e eficácia do Grupo Dom Bosco de sempre se destacarem à frente das demais instituições de ensino, sempre primando pelo que há de mais atual na pedagogia moderna." encerra João Alisson.