Egresso de Eng. Civil publica em uma das revistas científicas mais importantes da área

07.07.16

Publicar em um grande periódico científico, com elevado conceito e prestígio no meio acadêmico é uma importante realização para qualquer pesquisador. Quando se acaba de concluir a graduação e se consegue alcançar esse grande feito, o orgulho e o reconhecimento são ainda maiores. Esse é o sentimento do egresso de Engenharia Civil da UNDB, Magayve dos Santos Lima, que submeteu artigo para publicação na Revista Pavimentação e obteve aprovação da comissão científica do periódico, um dos mais importantes da área.

“Quase não acreditei quando recebi o e-mail de aceite. Geralmente, nessa revista só conseguem publicar pesquisadores sêniores e para mim, que me formei recentemente, foi uma surpresa e, ao mesmo tempo, uma grande felicidade”, comemora o ex-aluno, que foi orientado pela Profª Me. Ana Carolina da Cruz Reis.

O artigo de Magayve foi fruto do seu Trabalho de Conclusão de Curso em que desenvolveu um permeâmetro de baixo custo, feito com PVC e outros materiais mais acessíveis, e cuja eficácia se revelou equivalente a um permeâmetro convencional. Permeâmetro é um equipamento utilizado na engenharia para medir a permeabilidade de uma substância.

Em entrevista ao nosso site, Magayve Lima conta sobre a importância acadêmica da sua publicação, que será veiculada na Revista Pavimentação de julho, e dá algumas dicas aos futuros engenheiros.

Confira!

UNDB: Qual o foco central do seu artigo publicado na Revista Pavimentação?

Magayve Lima: A Revista da Associação Brasileira de Pavimentação é um meio de divulgação de artigo cientifico bastante visado tanto para alunos de graduação quanto para alunos de pós-graduação, abrangendo as modalidades lato sensu e stricto sensu. Sou apaixonado por pesquisa e o objetivo dessa publicação foi realmente divulgar a minha contribuição, a partir de algumas ideias que tive, desenvolvidas em meu trabalho de conclusão de curso. A revista possui uma qualificação adotada pela CAPES de B4, o que é comumente chamado de Qualis B4, ou seja, um conceito bastante respeitado, onde são publicados grandes trabalhos, interessantes para a pavimentação. É também por meio dessa revista que os grandes Engenheiros, principalmente geotécnicos, costumam se atualizar nas inovações ocorrentes na área.

foto[2]

UNDB: De que forma esse estudo pode contribuir para melhorias na sociedade e/ou utilização da comunidade?

Magayve Lima: Bom, o permeâmetro é um equipamento que serve para medir, como o próprio nome diz, a permeabilidade dos solos. A permeabilidade é uma das propriedades do solo que precisa ser bem avaliada, já que todas as construções são realizadas sobre o solo. O equipamento convencional é constituído de aço, possuindo altos padrões técnicos. Os melhores permeâmetros custam em torno de R$ 2.500,00 a 3.000,00 reais, um valor irrisório quando se fala em obras de milhões. Mas que tal reduzir ainda mais esse valor? Tive a oportunidade de desenvolver este equipamento com um baixo custo, utilizando canos e conexão em PVC. A diferença de valores é em torno de 20%  - no equipamento alternativo eu gastei aproximadamente  R$ 700,00 reais para desenvolvê-lo. É um equipamento fácil de se montar, podendo ser utilizado como uso didático em universidades e em laboratórios de medições.

UNDB: Como foi o processo de desenvolvimento do artigo até sua aprovação pela comissão científica da ABPv?

Magayve Lima: Bom, o artigo é fruto dos dois últimos períodos de estudo de minha graduação em Engenharia Civil, foi o meu trabalho de conclusão de curso. Após minha formação, consegui fazer algumas adaptações juntamente com a profª Mestra Ana Carolina da Cruz Reis, que me deu um grande suporte técnico. A partir daí submeti à revista e obtive bons resultados, sendo contemplado nesta conceituada publicação científica.

UNDB: Como a metodologia utilizada na UNDB contribuiu para o seu desenvolvimento cientifico?

Magayve Lima: A UNDB possui um sistema poderoso de ensino (inclusive utilizado pela Universidade de Harvard), que induz o aluno a pensar por meios de estudos de casos fundamentados na investigação-ação, através dos cases e papers. Foi essa metodologia que me permitiu abrir a mente e desenvolver vários artigos, inclusive o submetido à revista ABPv.

UNDB: Quais são suas perspectivas profissionais agora, após a conclusão do curso?

Magayve Lima: Existem dois focos principais, no meio acadêmico e no mercado de trabalho. No meio acadêmico o meu objetivo é chegar ao doutorado, já no mercado de trabalho o de poder fazer um bom trabalho como engenheiro civil e de alguma forma ser referência no que faço.

UNDB: Como você enxerga as possibilidades no mercado de trabalho para a Engenharia Civil?

Magayve Lima: No contexto brasileiro, atualmente, as oportunidades estão de portas estreitas, e o setor da construção civil foi o que mais sofreu com isso. Porém, como todo engenheiro é treinado pra qualquer tipo de situação, estou esperando a primeira oportunidade para mostrar meu potencial. Enquanto isso, estou me qualificando, estudando.

UNDB: Deixe aqui as suas dicas para os futuros engenheiros civis da UNDB.

Magayve Lima: Aproveitem o máximo de sua graduação para solidificar a teoria em suas vidas profissionais, é como eu costumo dizer, a graduação é um treinamento, o jogo de verdade começa quando recebemos nosso diploma. Então, por isso, dê o seu melhor!