UNDB

Acessibilidade (98) 98459-7541 (98) 4009-7090

Educação Criativa e Transformadora: desafios para o século XXI

10.01.14

Como sair do contexto de uma educação bancária para uma educação que desperte o desejo de aprender a aprender, colocando o estudante no centro da ação? Este foi o questionamento que fomentou a reflexão de professores e coordenadores da UNDB durante o Encontro Pedagógico do primeiro semestre de 2014.

Por meio da palestra “Educação Criativa e Transformadora: desafios para o século XXI”, ministrada pelo Prof. Clezio Amorim, os docentes puderam analisar o contexto atual da educação superior e refletir sobre o novo paradigma para a educação.

Segundo Amorim, o novo paradigma transforma o professor dito “conteudista” em professor articulador e mediador entre o conhecimento já elaborado e o conhecimento a ser produzido.

A temática proporcionou um participativo debate entre os docentes que, além de questionamentos acerca do assunto, trouxeram para discussão experiências vivenciadas o que propiciou um momento rico de troca de conhecimentos.

“No cenário analisado com os professores da UNDB, o ensino desejado é aquele que se assenta na crítica, reflexão e investigação contínua, com o estudante sujeito ativo do processo. O debate foi enriquecedor. Os professores participaram dando a sua contribuição e mostrando a importância de momentos como estes, para o enriquecimento da educação superior”, afirmou o Prof. Clezio Amorim.

Além do novo paradigma, foram debatidos ainda os principais desafios para a educação superior. Entre eles se destacam: promover o aprendizado coletivo e compartilhado, formar professores intermediadores do conhecimento, professores que integrem a tecnologia da sala digital à produção do conhecimento e não apenas a sua reprodução.

Vale destacar que o Encontro Pedagógico contou ainda com um segundo momento de reflexão, em que professores e coordenadores se reuniram em salas de aulas para discutir diretrizes para o primeiro semestre letivo.

Sobre o palestrante:
Clezio Amorim – Doutorando em Turismo e Desenvolvimento Sustentável (ULPGC/Espanha). Mestre em Administração (UFPR), Especialista em Exportação (CDE/PR) Formação em treinamentos com Massaru Ogata (IFT/SP). Empresário. Palestrante Motivacional e Comportamental. Consultor empresarial em Desenvolvimento Humano e Criatividade. Participação em Congressos nacionais e internacionais. Professor da UFPB na área de Gestão da Informação. Pesquisador de redes interorganizacionais, como ferramenta para o desenvolvimento sustentável. Autor do livro: “55 maneiras de matar o seu cliente no atendimento”.
Fonte: Plataforma Lattes