Divergente é a grande campeã do Dia D Gincana

08.11.15

Manhã de sábado. Lá estavam frente a frente 11 equipes e o Ginásio de Esportes Prof. Luiz Pinho Rodrigues se encheu gritos animados. Então surgiram personagens bem curiosos: soldados, Zorro, charangas, Chapeleiro Maluco, Darth Vader e até um Na'vi, do filme Avatar, que dançava funk. Eram mais de 200 estudantes do curso de Direito que, na abertura do Dia D Gincana, participaram da primeira tarefa do dia, entoar seus respectivos gritos de guerra sob o olhar atento e avaliador do coordenador de Extensão do Curso de Direito, Daniel Rodrigues, e dos idealizadores do evento, Juliana Barros e João Pedro Oliveira, discentes de Direito da UNDB.

Não tardou muito e os competidores entraram na corrida pela conclusão da primeira bateria e assim foi durante todo o dia 7 de novembro, estudantes para lá e para cá, na instituição ou fora dela, nas provas externas. Alunos do 1º ao 9º período encararam desafios criativos que desafiaram seus intelectos e habilidades. Mesmo em ritmo de competição, o ambiente era amistoso e recreativo. Isso porque o Dia D Gincana foi idealizado para estimular a interação entre os estudantes do curso de Direito e agregar valores aos estudantes, como a cidadania.

Uma das provas de resultado mais aguardado foi justamente a de doação de sangue no Centro de Hematologia do Maranhão (Hemomar). A equipe FBI foi a que conseguiu o maior número de doações e venceu a prova, com 77 doações. Porém nessa disputa, quem venceu mesmo foram as pessoas beneficiadas por meio dessa parceria, uma vez que o Hemomar reforçou seu banco com mais de 300 doações. “Juliana entrou em contato com o Hemomar e foi deixada uma ata para registrar as doações de cada equipe. Essa ação é importante porque principalmente nesses períodos de feriados, cai o número de doadores, portanto queremos também levar conscientização e informação não só aos alunos, mas a todos que foram mobilizados pela ação”, explicou o coordenador Daniel Rodrigues.

Ao final do dia foram feitas as apresentações de esquetes que homenagearam os professores de cada equipe e Animus Bebendis obteve a maior pontuação na prova. Em seguida, foi revelado o resultado tão aguardado que consagrou a equipe Divergente como grande vencedora, com 6.430 pontos. Em segundo lugar ficou a Animus Bebendi, com 5.640 pontos, seguida da equipe FBI, com 4.530 pontos.

Para Juliana Barros, a gincana deste ano foi superior à de 2014. Para ela, a interação entre os discentes é uma das partes mais interessantes da competição. “Esta edição foi melhor que a do ano passado porque conseguimos organizar melhor o evento. O clima, o ambiente do Dia D Gincana é uma das coisas mais legais, pois os alunos se unem para participar das provas, como a de doação de sangue, em que se engajaram para salvar vidas”, destacou.

foto[2]

As provas

Além das competições de bonificação, como o Grito de Guerra, da qual a equipe FBI saiu vencedora ao levar a Banda de Música da Corporação da Polícia Militar do Maranhão, os participantes enfrentaram três baterias intensas de provas inusitadas, como uma corrida de olhos vendados, caça a relíquias do século passado, elaboração de projeto de lei, busca por aniversariantes do primeiro dia de cada mês, adivinhação de filmes, elaboração de fotos criativas (até mesmo submersa, em uma das exigidas), encenação de uma cena da obra Romeu e Julieta, apresentação de membros de três gerações da mesma família que tenham concluído o mesmo curso superior, colocação do maior número de alunos e professor líder dentro de um carro modelo Celta (em que Divergente incrivelmente pôs 23 alunos no veículo com portas fechadas e venceu a tarefa), resolução de enigma e elaboração de campanha baseada em um dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

Também houve bonificação para o melhor mascote do Grito de Guerra. O vencedor? Foi o Na'vi dançarino de funk da equipe Vade 4x4.