UNDB

Acessibilidade (98) 98459-7541 (98) 4009-7090

Discurso de boas-vindas ao Ministro Teori Zavascki, proferido pela Reitora da UNDB

26.09.16

DISCURSO DE BOAS VINDAS AO MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL TEORI ZAVASKI

Ceres Murad
UNDB, 24 de setembro de 2016.

Caro Ministro Teori Zavaski,

A UNDB, seu corpo de professores, alunos, funcionários, seus diretores, se sentem imensamente honrados com sua presença aqui esta noite e dão-lhe as boas vindas no seio de sua comunidade acadêmica.

O ambiente acadêmico é revigorante, estimula, rejuvenesce até. Isso bem o sabemos nós, professores. Essa, penso, é sua verdadeira paga por ter vindo aqui esta noite.

Howard Gardner, o teórico que revolucionou o conceito de inteligência na segunda metade do século vinte, ao formular a teoria das inteligências múltiplas, nominando sete inteligências do homem, ao ser perguntado se continuaria os seus estudos para descobrir a oitava ou outras mais, declarou que não, que ele abandonaria o estudo da inteligência porque, disse ele: ”descobri que o jovem americano de hoje sabe razoavelmente bem como usar sua inteligência para obter sucesso, mas não está convencido de fazê-lo como um bom cidadão porque teme ser passado para trás pelos mais espertos”.

Assim, decidiu ele dedicar-se ao estudo da ética e lançou  o projeto que denominou

THE TRUTH, THE BEAUTY, THE GOODNESS
VERUM, PULCHRUM, BONUM
A VERDADE, A BELEZA E O BEM

E levou Nelson Mandela à Universidade de Harvard para apadrinhar o seu projeto.

Mas como aceder a esses valores? Como realizar isso? Gardner defende, que, para ser um bom cidadão, é preciso, em primeiro lugar, SABER - buscar a verdade. Não as verdades convenientes, mas A Verdade. Em segundo lugar, PODER - por meio do seu trabalho ser capaz de criar coisas com o saber que adquiriu. E, em terceiro lugar, IMPORTAR-SE, ser capaz de sair de si e ver o outro, em suas necessidades e circunstâncias.

Caro Ministro Teori, a imensa plateia que afluiu hoje aqui para vê-lo, enchendo este auditório, nos telões espalhados lá fora e nas dependências da UNDB e na transmissão ao vivo pela internet, veio ouvi-lo, em primeiro lugar pelo seu SABER, por aquilo que o  senhor adquiriu ao longo da sua vida profissional na busca da verdade.

Em segundo lugar pelo seu PODER, pelo que o senhor é capaz de realizar com o seu trabalho, julgando as causas mais importantes da Nação com o saber que conquistou na sua busca pessoal pela verdade.

Mas, principalmente, porque o senhor se IMPORTA, porque deixou todos os seus afazeres para vir falar para esses jovens, o futuro do mundo  jurídico, e trazer de pé aqui, o seu exemplo de cidadania  e ética.

Seja bem-vindo.