Dia do Administrador comemorado na UNDB

14.09.15

Comemorado nacionalmente em 9 de setembro, o Dia do Administrador foi celebrado na UNDB com muito orgulho e ampla participação de acadêmicos e professores do curso na IES, além de profissionais e estudantes de outras instituições.
A coordenação do Curso, sob o comando da Profa. Ma. Jaqueline Pimentel, promoveu o Simpósio “Desafios contemporâneos do Administrador” que contou com palestra e mesa redonda com convidados que abrilhantaram a programação do evento trazendo um pouco de seus relatos e experiências nesta importante profissão.
O tema do simpósio deu o tom das discussões no atual cenário em que as democracias e os sistemas políticos, econômicos e financeiros mundiais ficam entre o colapso e a busca de alternativas inovadoras e criativas, criando assim o simbolismo necessário para compreender a grandiosidade de formarmos profissionais à frente do seu tempo, em uma sociedade cada vez mais complexa e com tantas oportunidades e ameaças tangenciando as organizações.
O simpósio contou com fala de boas-vindas proferida pela coordenadora do Curso, Profa. Ma. Jaqueline Pimentel, que após parabenizar a todos pela data passou a palavra ao primeiro palestrante da noite, o Gerente de Comunicação e Marketing da CEMAR, Carlos Hubert Cardeal de Oliveira.
Em palestra intitulada “O caso de sucesso de endomarketing na CEMAR”, Carlos Hubert deixou os presentes maravilhados com as estratégias de encantamento e mobilização do cliente interno adotadas naquela organização.
“É uma honra muito grande poder falar do nosso caso de sucesso de empresa maranhense que saiu de uma das piores do setor e hoje está como uma das empresas referência no Brasil e na América Latina. É importante trazer esse case para inspirar as pessoas e os alunos para que possam aprender e se desenvolver como administradores e como profissionais”, disse Carlos Hubert.

foto[2]

Em seguida, teve início a mesa redonda “Desafios da Empresa Familiar para a nova geração de Administradores”, com discussões e esclarecimentos de questões problematizadoras brilhantemente conduzidas pelos componentes da mesa: Glícia Gentil (Grupo Gentil Negócios), Henrique Almeida (Grupo Super Clínica), Carlos Hubert (CEMAR) e a mediadora, Profa. Ma. Jaqueline Pimentel.
Com um formato que privilegiava a ampla participação e a estruturação da mesa de modo menos protocolar, os temas que permeiam a sucessão familiar foram tangibilizados a partir da narrativa dos convidados. A executiva e sócia do Grupo Gentil, Glícia Gentil, presenteou a todos com histórias construídas a partir da família empresária da qual faz parte e apresentou os dois lados da moeda da empresa familiar.
“Viemos aqui hoje para contar um pouco da nossa experiência de empresa familiar toda essa fase de sucessão familiar, governança corporativa, primeira, segunda e terceira geração, as propriedades que envolvem uma empresa familiar. Todo o meu histórico de, quase 40 anos, trabalhando com fundadores e com futuros sucessores”, explicou Glícia Gentil.
Já o Administrador e ex-aluno da UNDB, Henrique Almeida, brindou os expectadores com seu relato sobre o desafio de vencer barreiras e tomar decisões em uma família empresária sob a forte batuta do pai e a coragem para fazer carreira a partir dos sonhos pessoais, mas sem deixar de interagir com os negócios da família.
“É um prazer estar de volta à UNDB, já fui aluno e hoje retorno como palestrante para contar um sobre o desafio das empresas familiares e os processos de sucessão junto aos próprios familiares que estão assumindo determinadas tarefas dentro da empresa, e falar também como esse processo se dá para quem vem de fora, quebrar essa barreira e criar essa confiança junto aos administradores que formaram essa marca”, contou Henrique Almeida.
A plateia participou de forma bastante ativa em todos os momentos da programação, com questionamentos pertinentes e que fomentaram ainda mais um ambiente de amplo aprendizado e troca de experiências.
“Agradecemos imensamente a participação de todos os empresários e empreendedores que se fizeram presentes neste momento em homenagem aos Administradores. Afinal, eventos deste porte somente acontecem pelo somatório de muitos esforços e o empenho de uma equipe comprometida. Que sejam felizes e tenham muito sucesso todos os administradores!” finalizou a coordenadora do Curso de Administração da UNDB, Profa. Ma. Jaqueline Pimentel.