Design Thinking

18.04.16

Os alunos do 7º período da disciplina Gestão da Inovação, do curso de Administração, participaram de uma aula criativa e mobilizadora no último dia 13 de abril, com a presença do líder de inovação da empresa The Creative Pack, hub de inovação, João Silva.

Sob a orientação da Profa. Ma. Odla Albuquerque, titular da disciplina, o mote foi “como as ideias nascem”.

Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o Design Thinking, que é o conjunto de métodos e processos para abordar problemas, relacionados à aquisição de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções.

A ideia da aula especial foi entender o problema pela ótica do usuário e propor soluções que o satisfaçam. "É criar soluções ao se colocar no lugar do outro. Transformar consumidores em pessoas outra vez", destacou João Silva.

foto[2]

Assim, os alunos puderam praticar como o Design Thinking ajuda na imersão e no entendimento de parâmetros e padrões essenciais para criar projetos de melhor qualidade. Houve identificações de problemas relacionados à segurança pública, mobilidade urbana e entretenimento em nossa cidade.

Nesta primeira etapa, os alunos fizeram uma interpretação de tais problemas, propondo algumas ideias resolutivas, o que no Design Thinking é chamado de imersão e ideação.

Em outra oportunidade, eles partirão para a prototipação e o desenvolvimento do que foi proposto. Momentos como este oportunizam transformar a teoria em prática, e o que é mais importante: com exemplos de problemas reais que afligem a todos como cidadãos.