Desbravando novos horizontes

14.08.14

As férias dos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da UNDB não foram apenas diversão, sombra e água fresca. Acompanhados do professor Me. José Agnaldo Pereira Mota Júnior, 35 alunos do curso conheceram e pesquisaram o acervo arquitetônico de Minas Gerais, no projeto de extensão “Novos Horizontes: o barroco de Ouro Preto, modernismo de Niemeyer em Belo Horizonte e o contemporâneo de Inhotim em Brumadinho”. A visita aconteceu no período de 9 a 14 de julho.

Entre as propostas da viagem estão o desenvolvimento do senso critico do aluno, o estímulo ao debate, aprofundar o conhecimento teórico e permitir a experiência real em situações de conservação e manutenção do patrimônio histórico e artístico. “A experiência real em locais de conservação e manutenção do patrimônio histórico e artístico foi um dos objetivos da visita, além de incentivar a ampliação do conhecimento adquirido em sala de aula”, explica Agnaldo.

foto[2] O professor ressalta, ainda, que a visita funcionou como parte da educação patrimonial e incentivo à compreensão das técnicas utilizadas no restauro e conservação das obras barrocas, para que seja analisada a possibilidade de aplicação no acervo maranhense. “Sair da sala de aula e vivenciar a prática estimula o processo de ensino-aprendizagem, aproximando o discente da realidade profissional, e fomentando a busca de novos conhecimentos que devem ser aplicados à realidade local”, complementa.

A aluna Flavia Coelho, do 2º período, conta que a experiência foi válida, pois o grupo visitou ambientes arquitetônicos de grande valor nacional. ”Conhecer o Inhotim foi importante porque tivemos contato com as inovações artísticas e arquitetônicas e foi uma experiência sensorial incrível. E a visita a Ouro Preto também agregou muito conhecimento”, relata.