Desafio Mercadológico: “Quem faz o melhor braço hidráulico?”

10.05.14

Um interessante desafio foi lançado pelo Prof. Roberto Reis aos alunos do 5º, 6º e 7º períodos do Curso de Engenharia de Produção, estamos falando do Desafio Mercadológico “Quem faz o melhor braço hidráulico?”.

Durante a atividade, que consistia em construir um robô hidráulico que pesasse no máximo 10kg e conseguisse levantar cargas de pesos nos valores de: 300g, 500g e 1kg, a ideia era relacionar a Engenharia de Produção com o Marketing, uma das disciplinas do curso, além de relembrar conhecimentos de outras disciplinas específicas, como: Resistência dos Materiais e Mecânica dos Fluidos.

A disputa contou com a participação de três equipes, sendo:

• Equipe ARM Engenharia, que apresentou em seu projeto o robô BRESFOR – um protótipo de uma linha de braços hidráulicos com design inovador e alto grau de resistência, já o nome é um acrônimo que reúne as características do braço hidráulico: equilíbrio, sustentabilidade, força e resistência.
  • Equipe Rony Stark, que apresentou o Projeto Mark 7, tendo como missão ofertar ao mercado um produto de qualidade que exceda as expectativas do cliente, apresentando um ambiente de produtos feitos com o uso de materiais recicláveis tendo como principais características a resistência do produto e a satisfação dos clientes.
  • Equipe P7 Engenharia, formada por alunos do 7º período, que apresentou o projeto EP85, um produto que promete suprir todas as necessidades do cliente mantendo as especificações exigidas pelo mesmo e garantindo segurança e total satisfação.

foto[2] O desafio teve como objetivo proporcionar um mix de conhecimentos voltados para o Marketing, que, com a construção dos projetos, permitiu aos alunos correlacionar tópicos importantes da disciplina como: mercado, composto de Marketing, satisfação do cliente, qualidade, competitividade, valor agregado, dentre outros.

Para o aluno Carlos Nogueira o desenvolvimento do projeto permitiu não só pensar no cálculo certo para o ângulo das seringas para obter o maior topo possível, por exemplo, mas também foi possível colocar em prática conceitos de Planejamento, tão vistos e revisto em sala de aula “Antes de passar simplesmente para a execução do trabalho, nós resolvemos pensar e planejar nosso projeto, como criaríamos  um braço único, e chegamos a conclusão que para construir qualquer coisa nós precisamos antes saber quais são os requisitos, as metas, os objetivos, e as premissas do projeto, levando em consideração o que pode dar certo, e principalmente, o que fazer em caso de algo dar errado”, definiu ele.

A competição contou com a presença dos professores: Vito Alencar, Marcelo Cabeça – Coordenador e Coordenador Adjunto dos Cursos de Engenharia da UNDB, respectivamente, e do Prof. Rogério Vinhas, que foram jurados do desafio. Ao término das apresentações todas as equipes foram premiadas e parabenizadas pelos professores e os inúmeros alunos que prestigiaram o evento.

O Prof. Roberto Reis classificou esse desafio como um momento único como docente, pela dedicação dos alunos ao desenvolvimento e aperfeiçoamento do trabalho e excelente qualidade dos projetos. “Estou muito feliz pelo empenho que pude perceber das equipes e desejo que este seja só o primeiro evento de muitos que nós ainda pretendemos fazer para as turmas de engenharia de produção”, declarou ele.