Declaração de Imposto de Renda 2014

08.04.14

Apesar de ser um procedimento que se repete a cada ano, o preenchimento da Declaração de Imposto de Renda ainda gera muita dificuldade, atenda a essa realidade e com o objetivo de esclarecer as muitas dúvidas que permeiam esse processo a Coordenação do Curso de Ciências Contábeis promoveu mais uma edição da Oficina sobre Imposto de Renda.

Sob a orientação dos professores: Francy Meyre Gomes e José Leonilio Alves, que ministraram a atividade, os participantes fizeram o download do programa disponibilizado pela Receita Federal e simularam o preenchimento do formulário para vários tipos de declaração.

Já tradicional na UNDB a oficina reúne há vários anos não só acadêmicos do Curso de Contábeis como alunos de outros cursos da IES, e também de outras Instituições. “Por termos o hábito sempre de oferecer essa oficina, nesse período os alunos já ficam aguardando e é sempre um sucesso”, relata a Profa. Francy Meyre.

Segundo Francy Meyre após os ensinamentos repassados durante a oficina os alunos já estão habilitados para prestar esse serviço de preenchimento e envio da Declaração à sociedade. “Nesse ano a Receita Federal também se adequou as tecnologias sendo possível fazer tudo por meio de aplicativos para smartphones e tablets conectados à Internet, assim os participantes dessa atividade já estão capacitados para desenvolver esse trabalho fora da Instituição, é uma forma de vivenciar na prática o que aprendemos durante a oficina”, conclui ela.

Já para a aluna Karine Oliveira, aluna do 8º período do Curso de Ciências Contábeis e Monitora do Curso, essa também é uma oportunidade para a troca de informações e experiências. “Ser monitora é muito gratificante, pois além de aprender com os ensinamentos passados pelos professores podemos nós também contribuir com nossos conhecimentos enriquecendo ainda mais o processo de aprendizagem”, afirma ela.

Vale lembrar que, o prazo de envio da declaração de Imposto de Renda de 2014 termina em 30 de abril, às 23h59min. Na página da Receita Federal, encontra-se o link para baixar o programa e as informações específicas sobre a declaração. No site é possível ainda esclarecer dúvidas sobre prazos, pagamento de quotas e recebimento da restituição.