Curso de Direito promove Semana de Acolhimento e Aula Magna

21.01.14

Palestras, oficinas e aula magna marcaram a ampla programação organizada pela Coordenação do Curso de Direito para recepcionar os novos alunos do Curso. A já tradicional “Semana de Acolhimento ao Calouro”, tem como objetivo principal ambientar os alunos no universo acadêmico da UNDB.

Para tanto logo na primeira palestra da semana os estudantes conheceram a Coordenadora do Curso de Direito, Profa. Amanda Thomé, que os apresentou a estrutura do curso, bem como os procedimentos institucionais adotados na Instituição.

Já as dúvidas sobre que área de atuação seguir, dentro do leque de opções apresentadas no curso de Direito, puderam ser esclarecidas por meio da palestra “Carreiras Jurídicas”, que contou com a participação dos profissionais: Prof. Me. Cleopas Isaías Santos, Prof. Diego Menezes Soares, o Defensor Público, Diego Ferreira de Oliveira, o Juiz Alexandre Lopes de Abreu, a Profa. Ma. Thaís Emília de Sousa Viegas, o Juiz Aureliano Coelho Ferreira, a Juíza Gabriela Silva Macedo, e a Profa. Ma. Amanda Costa Thomé Travincas.

Nas palestras “Normalização e a vida acadêmica”, ministrada pela Profa. Ma. Ísis Boll de Araujo Bastos, e “O Direito como uma experiência transformadora”, ministrada pelo Prof. Me. Daniel Almeida Rodrigues, e na Mesa Redonda “Ensino Superior em Construção”, mediada pelos professores: Prof. Me. Bruno da Silva Azevedo, Prof. Me. Arnaldo Vieira Souza, Prof. Esp. Gabriel Soares Cruz, e Profa. Ma. Nilvanete de Lima Alves Cabral, os alunos tiveram mais oportunidades para debates críticos sobre temas do direito e da formação acadêmica superior.

O evento contou ainda com a palestra de apresentação do Centro de Estudos em Desenvolvimento Sustentável – CEDS e iniciação sobre “o que é Desenvolvimento Sustentável”, ministrada pela Profa. Me. Isabella Pearce de Carvalho Monteiro; a oficina “PAJUP – Programa de Assessoria Jurídica Popular”, com o Prof. Me. Arnaldo Vieira Sousa e alunos integrantes do Projeto de extensão; a atividade “Momento Atividades Complementares”, em que alunos do Curso relataram um pouco das suas experiências e fizeram uma exposição das atividades desenvolvidas na UNDB (Monitoria, Pesquisa, Extensão, Premio João Maurício Adeodato, dentre outros); e o debate sobre o filme: Luíses Solrealismo Maranhense, com a Profa. Ma. Nilvanete de Lima Alves Cabral, o Prof. Me. Bruno da Silva Azevedo, e o Prof. Dr. Wilson de Barros Bello Filho.

“Todas as atividades desenvolvidas durante a semana são desenhadas tendo por objetivo proporcionar um painel do Curso e da nossa Instituição, mas também almejamos despertar nos alunos a importância da adoção de uma postura participativa, consciente, crítica e responsável para a formação acadêmica e profissional de qualidade”, afirmou o Prof. Daniel Rodrigues, Coordenador da Semana.

Aula Magna e Prêmio Monitor de Excelência

Ainda na programação da Semana de Acolhimento ao Calouro foram realizadas a Aula Magna do Curso e a entrega do Prêmio Monitor de Excelência.

A premiação consagra os alunos que se destacaram em atividades de Monitoria em 2013. A monitoria em atividades de ensino tem por finalidade familiarizar o estudante com os elementos necessários ao exercício da docência, tais como planejamento de aulas, metodologias de ensino, formas de avaliação de desempenho, entre outros.

Foram premiados os alunos:

• Aluno: Airon Caleu Santiago Silva
    Professor: Anna Valéria Marques
    Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado
  • Aluno: Eder Carballal Sousa
    Professor: Christian Barros
    Disciplina: Processo de Conhecimento I
  • Aluno: Ricardo Henrique Oliveira Pestana
    Professor: Ísis Boll de Araújo Bastos
    Disciplina: Teoria do Direito Constitucional (noturno)
  • Aluno: Raissa Campagnaro de Oliveira
    Professor: Ísis Boll de Araújo Bastos
    Disciplina: Teoria do Direito Constitucional (vespertino)
  • Aluno: Yarah Marla Saraiva Rolim
     Professor: Isabella Pearce de Carvalho Monteiro
    Disciplina: Direito Ambiental

O aluno Ricardo Pestana, que participou de atividades de Monitoria pela primeira vez, vê nessas atividades extracurriculares uma oportunidade não só de aprendizado, mas, também como forma de enriquecimento do próprio currículo profissional. “Esse é mais uma chance que a Instituição nos dá para que a gente possa demonstrar de diversas formas como a gente está aprendendo, e de que forma a gente pode estar usando esse aprendizado; nesse caso ajudando a outros estudantes que estão começando na IES ou de períodos anteriores ao nosso”, afirma ele.

Já a Aula Magna intitulada “A lei da ficha limpa nas eleições de 2014”, e mediada pelo Prof. Dr. Leonardo Valles Bento, teve como debatedores os professores: Carlos Eduardo de Oliveira Lula e Rodrigo Lago.

A Lei Complementar nº 135, de 4 de junho de 2010, é originada de um projeto de lei de iniciativa popular – idealizado pelo Juiz Márlon Reis, e dentro outras sanções torna inelegível por oito anos um candidato que tiver o mandato cassado.

Em seu discurso Carlos Lula apresentou aos estudantes todo um apanhado histórico sobre o sistema eleitoral brasileiro, desde a primeira eleição após a Constituição de 1988, a primeira mudança no processo eleitoral – ocorrida em 1997, até a Lei da Ficha Limpa, mecanismo criado pelo sistema jurídico processual para não permitir que um ilícito concorra ao processo eleitoral.

Em contrapartida Rodrigo Lago discursou aos acadêmicos sobre a Lei, com argumentos contrapostos a criação da “Ficha Limpa” o docente ressaltou a polêmica desde sua concepção, em 2010, ano de eleições, e a forma como fora aprovada, em tempo recorde.

Um Teatro de plateia lotada e participativa confirma o compromisso da Coordenação do Curso de Direito em sempre trazer em sua Aula Magna, debates de temas atuais e de grande relevância não só para a comunidade acadêmica mas, também o público geral.