Curso de Direito promove aula magna nesta quarta-feira, 06

04.08.14

Com um debate que promete movimentar o início das aulas dos acadêmicos de Direito, a coordenação do Curso vai promover nesta quarta-feira, 06, às 19h, no Teatro Maria Izabel Rodrigues, a aula magna do Curso de Direito que traz neste semestre o tema "Relações de Trabalho, Direito e o combate à Coisificação Humana".
A tônica do debate será o Direito do Trabalho e a abordagem de questões referentes à precarização das estruturas produtivas de trabalho, transformações nas relações laborais, o combate às práticas ilegais de exploração do trabalho humano nos dias de hoje e a coisificação do homem, que perde a sua identidade e se transforma em uma mercadoria nas relações de trabalho.

Conheça quem serão os debatedores:

• Carla Regina Assunção Pereira - Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (1998), mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Ciências Humanas (Sociologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Tem experiência na área de Sociologia, Antropologia e Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: modernidade, desenvolvimento, organização e relações de trabalho, terceirização, gestão empresarial, relações políticas e desenvolvimento regional.
  • Antonio Nunes - Graduado pela UFMA. Mestre em Direito pela UFPE. Professor Adjunto do Departamento de Direito da UFMA. Professor da graduação e professor e coordenador da Pós-Graduação em direito do Trabalho da Universidade Ceuma. Advogado, sócio do Escritório Macieira, Nunes, Zagallo e Advogados Associados, que presta assessoria a diversos sindicatos de trabalhadores. Vice-Presidente da Comissão Nacional do Exame da Ordem. Presidente da Comissão de Cultura, Eventos e Comunicação Estratégica da OAB/MA.
  • Nonnato Masson Mendes dos Santos - Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (1998) está cursando especialização em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos pela Universidade Estadual do Maranhão. Foi membro representante estudantil do Conselho Superior da UFMA - CONSUN (1995). Advogado, atuou em entidades sindicais na defesa de trabalhadores e em organizações não governamentais, no combate a violações de direitos humanos, em especial no combate ao trabalho escravo. Foi membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA e vice presidente da Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo. É co-autor do Atlas Político Jurídico do Trabalho Escravo no Maranhão. Atualmente, atua no escritório Onidayô Advocacia e é membro do Conselho Consultivo da Reserva Biológica do Gurupi. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, Direitos Humanos, Direito Processual Penal e Execução Penal.
  • Moacir Antonio Col Debella - Mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba, Professor Titular do UNDB - Unidade de Ensino Superior Dom Bosco.