Curso de Direito da UNDB entre os melhores do Brasil

11.01.17

Considerando as faculdades de Direito de todo Brasil, que tiveram o número mínimo de 100 alunos inscritos no último exame da OAB, a UNDB figura na 15ª colocação no ranking nacional. Levando em conta esse mesmo dado, a instituição é a 1ª no Maranhão e a 3ª do Nordeste em índice de aprovação na OAB.

Desde a primeira turma de bacharéis, o curso de Direito da UNDB é um dos que mais aprova no exame da ordem, em todo país. Essa performance é resultado da conjugação de muitos esforços, que envolvem o comprometimento e seriedade da metodologia de ensino da faculdade, corpo docente qualificado, rigorosamente selecionado, e o engajamento de alunos e professores em atividades de pesquisa e extensão.

“Esse elevado desempanho é uma conquista que a faculdade comemora desde a sua primeira turma de egressos”, destaca a reitora da instituição, Ceres Murad.

Selo OAB Recomenda

O curso de Direito da UNDB, também, já foi certificado duas vezes pelo Conselho Federal da OAB com o selo de qualidade “OAB Recomenda”, título concedido às melhores instituições de ensino jurídico do Brasil. Em sua última certificação, realizada no início de 2016, a OAB recomendou somente 139 cursos de todo o país, selecionados com base no índice de aprovação de seus alunos nos exames da Ordem e no conceito obtido pelas instituições no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), do Ministério da Educação (MEC), que avalia o desempenho dos alunos em relação aos conteúdos ensinados nos cursos. Das 139 faculdades selecionadas, 78 são públicas e 61 privadas. “A UNDB foi a única faculdade particular do Maranhão a receber o selo de qualidade OAB Recomenda, dentre 9 instituições privadas do Nordeste”, afirma o diretor do curso, o desembargador federal Ney Bello.

Para o coordenador do curso de Direito da UNDB, Arnaldo Sousa, o reconhecimento é resultado da preocupação da IES em ser uma instituição de excelência. “É a demonstração de que podemos obter ótimos resultados no exame da ordem sem deixar de lado a pesquisa e a extensão, e sem abrir mão da metodologia de ensino voltada para uma formação humana e integral do estudante de Direito”.

“Nossos alunos sempre se destacam no exame de ordem, obtendo a aprovação, em sua maioria, bem antes de completar o curso. Isso atesta a qualidade da metodologia adotada em nossa Instituição e demonstra que é possível, sim, conjugar a formação de profissionais de excelência para as exigências atuais do mercado, com sólido viés acadêmico, com sensibilidade e engajamento social”, pontua o professor do curso e coordenador de extensão, Daniel Almeida.

A aluna do 6º período de Direito, Teresa Barros, conta que o envolvimento com atividades extracurriculares é fundamental para um bom currículo e desempenho em avaliações como o exame da ordem. “Desde o 1º período temos a oportunidade de participar de grupos de pesquisa e extensão, organizações de eventos e atividades de monitoria. Tudo isso favorece não apenas nosso crescimento profissional, mas também nos prepara para lidar com situações fora do ambiente acadêmico. Para mim esse é o grande diferencial da UNDB, ao dar segurança aos alunos para lidar e resolver problemáticas do cotidiano, a partir da vivência prática e teórica que temos na instituição”, destaca a acadêmica de Direito.

“Desenvolvemos dentro do curso de Direito uma série de projetos, alguns deles financiados por órgãos públicos de fomento à pesquisa científica, como a Fapema, que ultrapassam os muros da instituição. O propósito é fazer com que a partir de uma boa dogmática nossos alunos tenham uma visão crítica. O nosso ponto de partida é disponibilizar a eles, não apenas as leituras clássicas do Direito, mas garantir o acesso a teóricos modernos, dentro das várias áreas que são trabalhadas em sala de aula e nos grupos de pesquisa e extensão”, afirma a professora Thaís Viégas.