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Curso de Direito Constitucional

28.04.14

Na última sexta-feira (25/04) o autor Dr. Bernardo Gonçalves Fernandes esteve no Teatro Maria Izabel Rodrigues para o lançamento da 6ª edição do Curso de Direito Constitucional.

Já em sua 6ª edição (a primeira edição é datada de abril de 2010), o livro representa um curso didático, não meramente descreve informativos, jurisprudências e súmulas dos tribunais pátrios, como trabalha de forma crítica e reflexiva os diversos temas explicitados pelas doutrinas e jurisprudências nacionais e internacionais.

Para a professora Amanda Tomé, Coordenadora do Curso de Direito da UNDB, “o autor inova na doutrina jurídica brasileira em seu Curso de Direito Constitucional abordando os posicionamentos da literatura jurídica e da jurisprudência pátria com senso crítico e reflexivo, por meio de uma linguagem simples e objetiva, mas sem perder a profundidade das questões debatidas”. Para ela o autor rompe, portanto, com a tradição manualesca acostumada ao tecnicismo apartado da crítica que marca grande parte das obras de Direito Constitucional no Brasil.

foto[2] A obra traz ao leitor, além da atualização normativa e de toda a jurisprudência atualizada, também contato de forma reflexiva com temas atuais, entre eles: transconstitucionalismo, neoconstitucionalismo, pós-positivismo, constitucionalismo plurinacional, constitucionalismo simbólico, hermenêutica filosófica, espiral hermenêutica, patriotismo constitucional, minimalismo judicial, populismo constitucional, teoria da integridade, análise econômica do direito, giro hermenêutico-pragmático, teoria dos diálogos institucionais, dentre outros.

A estrutura do livro está em total acordo com a metodologia da UNDB, na medida em que se volta à instrumentalização do direito sem perder de vista a necessidade de reflexão, como ressalva a professora Amanda. “Como bibliografia básica nos planos de ensino de diversas disciplinas na UNDB, o lançamento do livro do Professor Bernardo Gonçalves Fernandes apenas reforça o compromisso público da instituição com uma formação reflexiva e crítica”, conclui.