Curso de Contábeis promove palestra em comemoração ao Dia do Contabilista

24.04.17

A Coordenação do Curso de Ciências Contábeis promove nesta terça-feira, 25 de abril, às 19h, a palestra ""A Aduana Brasileira", que será ministrada pelo auditor fiscal da Receita Federal, José Elias Asbeg. O evento acontece no Teatro Maria Izabel Rodrigues.

As inscrições para a palestra são gratuitas e podem ser feitas por meio deste link: http://migre.me/wuNTN

O objetivo do evento é demonstrar o escopo de atividades exercidas pela Receita Federal do Brasil, que não se limita àquelas de caráter arrecadatório, e inclui atividades de caráter extrafiscal dos tributos, como a repressão ao contrabando e descaminho, lavagem de dinheiro, o combate ao tráfico de drogas, dentre outras.

Sobre o palestrante:

José Elias Asbeg é graduado em Economia pela União das Escolas Superiores do Pará – UNESPA (atual Universidade da Amazônia - UNAMA); pós-graduado em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública também pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.

Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil, especializado na área aduaneira pela Escola de Administração Fazendária (ESAF). Atualmente está em exercício na Seção de Administração Aduaneira da Alfândega da Receita Federal do Brasil do Porto de São Luís/MA.

É colaborador no Projeto Manuais Aduaneiros da Receita Federal do Brasil, integrando a equipe de Habilitação; Agente de Comércio Exterior da Rede Nacional de Agentes de Comércio Exterior – REDEAGENTES do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior – MDIC e colaborador da Revista Valor Aduaneiro com sede em Salvador – BA, para a qual escreve artigos especializados.

Autor do livro “O Despacho Aduaneiro de Exportação Sem Segredos” publicado em 2010 pela Gráfica Editora Meridional – PA.

Representante local do Programa de Educação Fiscal da Alfândega da Receita Federal do Brasil do Porto de São Luís/MA e autor da palestra intitulada "A Aduana Brasileira", elaborada para este programa.

Em outras atividades relacionadas ao comércio exterior, além de diversas palestras, atuou como instrutor em treinamentos internos da “RFB”; do curso de capacitação profissional “Editor Fiscal”, com sede em Manaus; pela Escola de Administração Fazendária – ESAF no Programa de Formação Profissional dos Auditores Fiscais e Analistas Tributários da Receita Federal do Brasil; para a Escola Fazendária da Secretaria de Estado da Fazenda do Pará; e para a Federação das Indústrias do Estado do Pará – FIEPA, por meio de seu Centro Internacional de Negócios, em parceria celebrada com o SEBRAE/PA.