UNDB

Acessibilidade (98) 98459-7541 (98) 4009-7090

Curso Be Mean

07.07.14

Estudantes e profissionais da área de tecnologia da informação e programação participaram, na UNDB, do Curso Be Mean, organizado pela iniciativa independente Front In São Luís com apoio do Curso de Sistemas de Informação da IES.

Durante os cinco dias do curso, que foi ministrado pelo especialista em Desenvolvimento Web – Jean Carlos Nascimento, os alunos aprenderam como criar sistemas inteiros apenas com JavaScript, utilizando aplicações como o AngularJS (front-end) e o Node.js (back-end) e o MongoDB.

De acordo com Junior Lima, um dos organizadores do evento, a sigla Mean surge da união das tecnologias JavaScript: MongoDB, ExpressJS, AngularJS e NodeJS. Segundo Junior, por meio dessas quatro tecnologias é possível se construir um sistema web robusto utilizando somente a linguagem JavaScript para consumir e exibir os dados em sincronia. “Ao final do curso foi possível entender como cada parte se integra para criar uma aplicação REST, que é uma técnica de engenharia de software para sistemas hipermídia distribuídos como a world wide web”, explica ele.

foto[2] Para o participante do Curso, Jherfson Castro, aluno de Sistemas de Informação do Instituto Federal do Maranhão e desenvolvedor web, a iniciativa da Front In São  em ofertar o Curso foi de suma importância para quem trabalha e estuda nessa área. “O curso foi ótimo, pois esta é uma nova forma de desenvolvimento do JavaScript e é uma linguagem recente que grandes organizações, como o Google, por exemplo estão utilizando, então esse momento de aprendizagem em São Luís é bastante enriquecedor”, afirma.

Já o palestrante Jean Carlos Nascimento, chamou a atenção para a grande quantidade de alunos e profissionais que participaram do Curso e o interesse dos participantes em enriquecer seus conhecimentos sobre JavaScript. “Essa turma foi muito boa e conseguimos repassar todos os conceitos e todos acompanharem de uma forma bem produtiva, espero que eles continuem trilhando os caminhos do JavaScript pelo mundo”, concluiu.